domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:81 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:136 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:204 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:219 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:333 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

PORTUGAL É RONALDO E RONALDO É PORTUGAL





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Cristiano Ronaldo foi um galáctico do futebol e será recordado como um dos melhores jogadores de todos os tempos, para muitos o melhor de sempre.O que a aconteceu a Cristiano no Manchester United é o mesmo que acontece diariamente no trabalho com milhares de cidadãos comuns. Cidadãos que não são galáticos mas terrenos.

Cristiano foi coagido para deixar o clube.

É assim que acontece a muitas pessoas na sua relação (doente) com a entidade patronal.

Quando não há formas legais de despedir transforma-se a vida do trabalhador num inferno. Ninguém quer viver infernizado e revelar o que se passa não é apenas um direito mas um dever.

O cidadão comum tem que aguentar a bucha porque tem que pôr pão na mesa, pagar o empréstimo da casa, a educação e a saúde dos filhos. Tudo aquilo que não se pode adiar e, por isso, se aguenta na esperança de dias melhores. Para muitos esses dias nunca acontecem, infelizmente.

Esta é uma realidade que ninguém quer discutir. Fala-se muito em produtividade ou falta dela quando o problema não é o trabalho mas a falta de motivação que questões como esta geram.

O treinador do Manchester United fez-me lembrar muitas chefias intermédias de algumas empresas. Pessoas rancorosas que se alimentam do mal dos outros. Alguns colegas jogadores também me fizeram lembrar colegas de trabalho que são lambe-botas. Tudo "yes-men" produto deste admirável mundo novo.

A diferença entre nós e Ronaldo é que Ronaldo tem outras coisas a defender. Tem outras pressões que não se prendem com as necessidades básicas. Ronaldo tem a defender o seu bom nome e o exemplo que foi a sua carreira como futebolista.

Ronaldo sabe que está em fim de carreira, algo difícil de gerir para quem viveu do futebol e para o futebol. Mas a sua carreira não tem fim, é histórica. É preciso saber sair e Ronaldo merece sair pela porta grande.

O Manchester United esqueceu-se do muito que Ronaldo fez pelo clube no passado. Ronaldo passou a ser um número como já todos somos numa sociedade que só vê dinheiro e em que as pessoas só valem enquanto forem sinónimo de dinheiro.

Ronaldo já não é um intocável galáctico é um terreno como todos nós. E passível de ser assediado, abusado como todos nós.

Deu uma entrevista, revelou o que se estava a passar e felizmente o contrato entre ambas as partes foi cessado amigavelmente.

Infelizmente nem todos o podem fazer porque as consequências têm um preço muito elevado para quem denuncia e para a família. Às vezes irremediável.

No caso de Ronaldo não foi nem será irremediável porque há uma coisa que ninguém mancha e se sobrepõe a todas as tentativas de o denegrir. Falo da sua carreira e percurso de vida exemplares. Ronaldo nunca abandonou a família, o profissionalismo e Portugal.

Ronaldo é a imagem de marca de Portugal tal como foram os Descobrimentos há 500 anos atrás. É um embaixador que fez com que muitos no mundo soubessem de Portugal graças ao seu brilhantismo como jogador.

A entrevista foi polémica apesar de a mim não me surpreender porque, como se diz em linguagem futebolística, "Ronaldo foi igual a si próprio".

Mesmo que Ronaldo não toque mais na bola já faz parte da história do futebol.

Quem já foi tantas vezes o melhor jogador do mundo e quem bateu tantos recordes não precisa de provar rigorosamente mais nada e a ninguém.

Ronaldo é o melhor atleta de sempre e repito para muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Ronaldo tem uma coisa a seu favor que faz parte da sua personalidade de guerreiro. Quanto mais o insultam ou tentam deitar abaixo mais ele se ergue.

Mais golos marca, mais vitórias consegue e mais recordes atinge dos poucos que ainda lhe faltam atingir. Um deles é ser campeão do mundo por Portugal. Não é fácil mas não é impossível.

Agora que está a decorrer o Mundial de Futebol no Catar, peço a Ronaldo, em nome dos portugueses que apoiam fervorosamente a Seleção Nacional, que se supere como sempre o fez e que dê uma lição de futebol àqueles que o tentaram enterrar.

Junto a essa lição virão certamente outras a que Ronaldo já nos habituou: carácter, profissionalismo, dedicação e empenho.

Amor à camisola e uma vontade insaciável de querer sempre mais.

Como disse é difícil mas não é impossível ser campeão do mundo. Mas mesmo que fosse impossível mantinha o meu pedido a Cristiano Ronaldo.

Porque para um menino que saiu de casa aos 11 anos para jogar futebol, longe da família e quando cresceu nunca abandonou a família, não há impossíveis.

O futebol é um desporto de emoções que tem razões que a razão desconhece.

E é com uma desamarrada emoção que digo que Ronaldo é Portugal e Portugal é Ronaldo!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: Damião Cunha VelhoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 839  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia