Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Costa convicto de que cooperação com a Guiné-Bissau vai ser mais sólida
domingo, 03 dezembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:441 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:732 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:464 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:290 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1339 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:669 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:67 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:909 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:584 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:188 Opinião

Costa convicto de que cooperação com a Guiné-Bissau vai ser mais sólida





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que deixa a Guiné-Bissau convicto de que a cooperação nos próximos anos será mais sólida e concreta, depois de uma visita ao país para dar um “sinal claro de apoio à estabilidade”.

“Saio daqui convicto de que vamos poder nos próximos anos dar passos mais concretos e sólidos naquilo que é a cooperação e identificamos também novas áreas onde é possível trabalharmos em conjunto”, disse António Costa aos jornalistas no cemitério de Bissau, onde prestou homenagem aos antigos combatentes portugueses.

O primeiro-ministro salientou que a visita teve, em primeiro lugar, uma dimensão política, que “é um sinal claro de apoio à estabilidade, ao normal funcionamento das instituições na Guiné-Bissau”, lembrando que há um novo acordo estratégico de cooperação, assinado o ano passado, orçado em cerca de 60 milhões de euros.

A Guiné-Bissau viveu mais um momento de instabilidade a 01 de fevereiro, quando as forças de defesa e segurança impediram uma tentativa de golpe de Estado, que visava assassinar o Presidente e membros do Governo.

Durante a visita de António Costa a Bissau foram anunciadas a doação de um navio para fazer a ligação entre o continente e o arquipélago dos Bijagós e a vinda de 30 especialistas portugueses para dar formação e treino às forças armadas.

O primeiro-ministro destacou também as “conversações que foram feitas” para a construção de uma escola portuguesa na capital guineense e “os passos que foram dados tendo em vista resolver problemas burocráticos que sempre existem na concessão de vistos e que agora, com o novo acordo de mobilidade, vão ser revistos”.

Sobre a visita ao talhão português do cemitério de Bissau, último ponto do programa da visita antes de seguir viagem para Cabo Verde, António Costa disse que se tratou de “prestar homenagem a todos os militares portugueses que ao longo dos séculos” prestaram serviço naquele país e que morreram no “exercício de funções”.

O talhão português no cemitério de Bissau tem campas de militares portugueses, que datam do século XIX.

Na Guiné-Bissau existem ainda muitos antigos combatentes das forças armadas portuguesas que devem ser tratados com “todo o respeito, todo o carinho, valorizando o contributo que deram a Portugal”, salientou António Costa.

“Obviamente, vivemos num país diferente, temos hoje relações diferentes com a Guiné-Bissau, estamos aqui em paz, mas é preciso respeitar a história e aqueles que combateram por Portugal, em nome da história”, sublinhou.

Do cemitério de Bissau, António Costa seguiu para o aeroporto internacional Osvaldo Vieira para viajar para Cabo Verde, onde hoje inicia uma visita com um encontro com a comunidade portuguesa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 421  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas