segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:287 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:139 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:513 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:251 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:796 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:127 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:342 Opinião

Ponte da Barca com Maior Bolo de Mel, para ajudar a Ucrânia!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A vila de Ponte da Barca recupera no próximo domingo, 3 de Abril, a partir das 14,30 h pelo sexto ano, na principal rua da sede do concelho, a confecção dum megabolo de mel, anunciou o município presidido por Augusto Marinho.

Na edição de 2019, de acordo com informações recolhidas, o produto final era constituído por 66 metros de comprimento, e consumiu: trinta litros de mel, cem quilos de farinha, cinquenta de açúcar, vinte de nozes e duas centenas de ovos. No trabalho deste ano, voltam a empenhar-se três pasteleiros de conceituadas casas barquenses de especialidade.

Enquanto decorre o empenho profissional para o Bolo de Mel à Terras da Nóbrega, haverá animação garantida, designadamente as concertinas e cantigas ao desafio. As vozes escolhidas, serão as do Anjinho, Diana, Barquinha (Braga), Adília, Manuel Silva, Liliana Oliveira, Leiras (Soajo), Carlos Rodrigues, Carminda (Arcos de Valdevez) e Carlos Ribeiro. Completarão a estúrdia, a Rusga do Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

A receita arrecadada com a singular iniciativa organizada com esse doce tradicional, reverterá a favor dos refugiados da Ucrânia, anunciou a organização.

Entretanto, aproveitamos a ocasião, para recordar a tradição do mel pelas Terras da Nóbrega, em tempos recuados, para além da actual Feira e outros eventos etnográficos onde a sua presença como património imaterial é assinalada.

Assim, por exemplo, uma notícia publicada no ano de 1859, na publicação Estatística do Distrito de Viana … da autoria de Eusébio Cândido Coelho, refere que a produção do mel era costumeira em Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Monção; cinco anos volvidos, também a publicação Arquivo Pitoresco, salientava que “o concelho recolhe bastante cera e mel…”

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 818  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?