terça-feira, 26 setembro 2023

Dignificar os Funcionári…

Set. 25, 2023 Hits:142 Opinião

Pateira de Fermentelos

Set. 25, 2023 Hits:274 Crónicas

DA REPÚBLICA AO VISCONDE

Set. 22, 2023 Hits:175 Crónicas

Portugal, país de imigra…

Set. 19, 2023 Hits:237 Crónicas

AINDA E SEMPRE A EMIGRAÇ…

Set. 19, 2023 Hits:258 Crónicas

O PUDOR HIPÓCRITA - O Ca…

Set. 19, 2023 Hits:235 Crónicas

No concelho de Sátão

Set. 18, 2023 Hits:389 Apontamentos

Contra os moralistas marc…

Set. 18, 2023 Hits:145 Opinião

Triste Fado

Set. 17, 2023 Hits:175 Opinião

DIREITOS SUBJETIVOS NA LI…

Set. 17, 2023 Hits:127 Crónicas

JORNADAS DO PATRIMÓNIO E…

Set. 16, 2023 Hits:126 Crónicas

Elogio da Ignorância

Set. 11, 2023 Hits:771 Opinião

OS JOVENS SÃO A GERAÇÃ…

Set. 07, 2023 Hits:197 Opinião

Eternamente só

Set. 07, 2023 Hits:165 Crónicas

PSD vai dedicar final de setembro aos problemas e soluções no setor da educação





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

O PSD vai dedicar o final de setembro ao diagnóstico do setor da educação e, durante quatro dias, “ouvir pais, professores e alunos”, terminando no Porto com uma conferência sobre temas como o pré-escolar ou novos modelos de ensino.

Entre 27 e 30 de setembro, o presidente do PSD, Luís Montenegro, e a vice-presidente Margarida Balseiro Lopes vão realizar um conjunto de encontros com dirigentes escolares, sindicatos e autarcas em vários pontos do país.

“O objetivo é dedicarmos esta semana ao tema da educação, tendo encontros e visitas descentralizadas, em que queremos ouvir pais, ouvir alunos e ouvir professores”, explicou à Lusa Margarida Balseiro Lopes.

A antiga deputada e ex-líder da JSD apontou como propósito destes dias “assinalar os principais desafios e problemas que o setor enfrenta, mas também perspetivar soluções”,

A iniciativa arrancará no dia 27 em Lisboa – “provavelmente o sítio do país onde o problema da falta de professores mais se sente” – com visitas a escolas, mas também encontros com sindicatos, pais e diretores escolares, terminando com uma conferência nacional, no Porto, no dia 30, com o tema “Encontros sobre o Futuro”.

Na conferência, que será aberta pela ‘vice’ Balseiro Lopes e encerrada pelo líder Luís Montenegro, o antigo conselheiro do Conselho Nacional de Educação Alexandre Homem Cristo fará a radiografia do setor educativo, seguindo-se uma exposição sobre o caso inglês, pelo professor universitário Miguel Herdade, diretor associado no Ambition Institute.

O pré-escolar será outro tema em debate com a docente universitária Susana Peralta e o presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD Pedro Duarte, seguindo-se painéis sobre “Os novos modelos de ensino” ou o que é “Ser professor”.

“Na questão dos professores, temos preocupações não apenas com as questões na ordem do dia, como a contagem do tempo de serviço, mas também com aquele que é um dos problemas centrais e nevrálgicos nas escolas: nós não temos professores”, frisou Margarida Balseiro Lopes.

A vice-presidente do PSD referiu as estimativas de que serão, nesta altura, cerca de 80 mil os alunos sem professor a pelo menos uma disciplina.

“É um tema do ano passado, de há dois anos e que se está a agravar sem que existam respostas. Concordaremos todos que não há escolas sem professores e, portanto, temos de os valorizar, mas também de conseguir trazer mais pessoas para a carreira”, defendeu.

Nesse painel da conferência dedicado ao tema “Ser professor”, os oradores vão ser o secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), Pedro Barreiros, o investigador e docente universitário Pedro Freitas – que já alertou que 40% dos atuais professores deixarão a escola nos próximos anos – e a diretora de agrupamento de escolas Helena Pereira.

Questionada sobre o ‘timing’ da iniciativa, já depois do arranque do ano letivo – que começou esta semana - , a dirigente social-democrata considerou que discutir a educação fará “sentido no final de setembro, em outubro, novembro ou dezembro”.

“Não será de estranhar termos outras iniciativas, a educação é um tema sempre na ordem do dia”, salientou.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 664  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

Foto: Paulo Pego