sexta-feira, 29 setembro 2023

Na Guarda

Set. 26, 2023 Hits:904 Apontamentos

Dignificar os Funcionári…

Set. 25, 2023 Hits:340 Opinião

Pateira de Fermentelos

Set. 25, 2023 Hits:555 Crónicas

DA REPÚBLICA AO VISCONDE

Set. 22, 2023 Hits:205 Crónicas

Portugal, país de imigra…

Set. 19, 2023 Hits:253 Crónicas

AINDA E SEMPRE A EMIGRAÇ…

Set. 19, 2023 Hits:273 Crónicas

O PUDOR HIPÓCRITA - O Ca…

Set. 19, 2023 Hits:245 Crónicas

No concelho de Sátão

Set. 18, 2023 Hits:440 Apontamentos

Contra os moralistas marc…

Set. 18, 2023 Hits:166 Opinião

Triste Fado

Set. 17, 2023 Hits:202 Opinião

DIREITOS SUBJETIVOS NA LI…

Set. 17, 2023 Hits:150 Crónicas

JORNADAS DO PATRIMÓNIO E…

Set. 16, 2023 Hits:145 Crónicas

Elogio da Ignorância

Set. 11, 2023 Hits:793 Opinião

OS JOVENS SÃO A GERAÇÃ…

Set. 07, 2023 Hits:213 Opinião

INSULTUOSO – CORROMPIDO - IMORAL





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

“O dinheiro não paga tudo! O tempo é sábio, o tempo é rei. Ele é justo que eu sei.  Um saber dissimulado enfraquece o que é lei!”

PODER - FAMA – DINHEIRO. O mundo que nos rodeia tem exercido uma determinada influência, muito negativa, sobre a vida das pessoas, afectando por dentro o modo de pensar e de agir; de se relacionar, de sentir e de falar! Um sistema, que ganhou raízes e adeptos. Imoral, sarcástico e corrompido nos seus valores universaias tais, como a justiça, a liberdade, a paz e a verdade. Usam-se os mais arcaicos métodos para impor e dominar. Com alguma astúcia, subtilidade, sem escrúpulos! Que importa tudo isso se o objectivo é mesmo amarfanhar, denegrir, anaquilar? E na falta de mérito e/ou de capacidade para o fazer, são usadas outras armas, com destaque para o dinheiro, que como sabemos não compra tudo! Pura ilusão pensar, que se pode adquirir com dinheiro, a sensatez, a dignidade e a liberdade alheia. Porque ele, o dinheiro, até “pode comprar uma cama, mas não compra o descanso; pode dar segurança e conforto, mas não compra uma vida feliz; compra bajuladores, mas não amigos”!

Há quem passe boa parte da sua vida à procura daquilo que não tem. E que nunca terá. Numa tentativa atolada de se mostrar complacente, interessado, partidário! Sabe-se lá com que intenções. Como é grande e poderosa, a cegueira da fama e do poder, que num instante se podem transformam em pesadelo e tormento! Não nos faltam os casos de tão humilhantes desfechos, para não citar os grandes ditadores, alguns deles refugiados/escondidos, nos gigantes esgotos da cidade! Injuriosa humilhação, carrascos de quem ninguém se apiedou. Os mesmos que tiveram tudo. Que usaram e abusaram; do poder e do dinheiro, da ostentação e desvarios, da opulência e da vaidade. Veio depois, na infalível contagem do tempo, aquele momento forte da verdade, da justiça e da equidade. O fim!

Se o poder e o dinheiro te fazem arrogante... A doença e a morte irão-te mostrar que não és nada neste mundo”.

Em menor escala e em circunstâncias a roçar o ridículo, também os temos por perto. Imitadores selvagens, tiranetes e populistas. Que até defendem e se manifestam pela paz na Ucrânia, no mesmo instante que orquestram acções de conflito e desavença, no seio da comunidade onde está inserido. Demasiado caricato para quem se autoproclama douto, académico e líder, mas tão falhado de educação e de respeito pelas diferenças! Já diziam os nossos antigos: “cada um dá daquilo que tem”! Sendo que há limites, há regras e disciplina. Há compromissos, há direitos e deveres. Há também mecanismos de colocar “cada macaco no seu galho”. A nossa democracia e o Estado de direito, assim o determinam.

Sério e honesto é de facto, aquele que sabe relativisar, que tolera e que consegue gerir, com sabedoria e determinação, cada caso e respectiva situação. Inteligente é aquele que mantém a calma e usa, como única defesa, a humildade que exalta, o domínio e o controlo que dignifica. O resto pode ser fogo de vista, paisagem e deserto! Nada nem ninguém, nos pode retirar a paz interior; um bem superior, tanto quanto uma boa saúde!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1097  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia