domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:92 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

INSULTUOSO – CORROMPIDO - IMORAL





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


“O dinheiro não paga tudo! O tempo é sábio, o tempo é rei. Ele é justo que eu sei.  Um saber dissimulado enfraquece o que é lei!”

PODER - FAMA – DINHEIRO. O mundo que nos rodeia tem exercido uma determinada influência, muito negativa, sobre a vida das pessoas, afectando por dentro o modo de pensar e de agir; de se relacionar, de sentir e de falar! Um sistema, que ganhou raízes e adeptos. Imoral, sarcástico e corrompido nos seus valores universaias tais, como a justiça, a liberdade, a paz e a verdade. Usam-se os mais arcaicos métodos para impor e dominar. Com alguma astúcia, subtilidade, sem escrúpulos! Que importa tudo isso se o objectivo é mesmo amarfanhar, denegrir, anaquilar? E na falta de mérito e/ou de capacidade para o fazer, são usadas outras armas, com destaque para o dinheiro, que como sabemos não compra tudo! Pura ilusão pensar, que se pode adquirir com dinheiro, a sensatez, a dignidade e a liberdade alheia. Porque ele, o dinheiro, até “pode comprar uma cama, mas não compra o descanso; pode dar segurança e conforto, mas não compra uma vida feliz; compra bajuladores, mas não amigos”!

Há quem passe boa parte da sua vida à procura daquilo que não tem. E que nunca terá. Numa tentativa atolada de se mostrar complacente, interessado, partidário! Sabe-se lá com que intenções. Como é grande e poderosa, a cegueira da fama e do poder, que num instante se podem transformam em pesadelo e tormento! Não nos faltam os casos de tão humilhantes desfechos, para não citar os grandes ditadores, alguns deles refugiados/escondidos, nos gigantes esgotos da cidade! Injuriosa humilhação, carrascos de quem ninguém se apiedou. Os mesmos que tiveram tudo. Que usaram e abusaram; do poder e do dinheiro, da ostentação e desvarios, da opulência e da vaidade. Veio depois, na infalível contagem do tempo, aquele momento forte da verdade, da justiça e da equidade. O fim!

Se o poder e o dinheiro te fazem arrogante... A doença e a morte irão-te mostrar que não és nada neste mundo”.

Em menor escala e em circunstâncias a roçar o ridículo, também os temos por perto. Imitadores selvagens, tiranetes e populistas. Que até defendem e se manifestam pela paz na Ucrânia, no mesmo instante que orquestram acções de conflito e desavença, no seio da comunidade onde está inserido. Demasiado caricato para quem se autoproclama douto, académico e líder, mas tão falhado de educação e de respeito pelas diferenças! Já diziam os nossos antigos: “cada um dá daquilo que tem”! Sendo que há limites, há regras e disciplina. Há compromissos, há direitos e deveres. Há também mecanismos de colocar “cada macaco no seu galho”. A nossa democracia e o Estado de direito, assim o determinam.

Sério e honesto é de facto, aquele que sabe relativisar, que tolera e que consegue gerir, com sabedoria e determinação, cada caso e respectiva situação. Inteligente é aquele que mantém a calma e usa, como única defesa, a humildade que exalta, o domínio e o controlo que dignifica. O resto pode ser fogo de vista, paisagem e deserto! Nada nem ninguém, nos pode retirar a paz interior; um bem superior, tanto quanto uma boa saúde!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 553  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia