Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - A qualidade do ensino em Portugal
quarta-feira, 29 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:330 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:263 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1237 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:583 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:56 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:891 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:574 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:178 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:405 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:440 Opinião

A qualidade do ensino em Portugal





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


As escolhas dos encarregados de educação nas escolas portuguesas de acordo com o ranking e onde estão os melhores professores. Qual é a qualidade do ensino em Portugal proporcionada pelo Estado e pelas escolas privadas. 

As escolas portuguesas apontam para deficiências graves com a publicação do ranking das melhores escolas relativo a 2022 de acordo com os rankings agora publicados.

A grande novidade é que as escolas com media negativa mais que quadruplicaram, nas provas finais do 9º ano, o que revela a qualidade do ensino em Portugal. Por outro lado, é nas escolas privadas que as melhores notas sobressaem, sendo comum atribuir 20 valores, a nota máxima. As escolas públicas descem no ranking geral, sendo que a primeira escola pública classificada se situa em 39.º lugar. Estes resultados não são estranhos à conturbação social entre os professores e as greves desencadeadas ao longo de 2022, a partir logo desde o mês de Janeiro.

As escolas melhor colocadas situam-se no norte do país, surgindo em sexta posição uma academia de música de Lisboa, seguido de um colégio em Coimbra.

Os portugueses enquanto encarregados de educação apenas têm duas opções.

A primeira é confiar os seus educandos ao ensino público sujeito a estas oscilações lectivas decorrentes das manifestações e greves na luta por melhores condições dos professores, sendo menos certo o resultado de um ano de aulas intercaladas por estas justas reinvindicações.

Os portugueses têm uma segunda opção, caso o orçamento familiar o permita, de entregar os seus educandos ao ensino privado que procura fugir a este tipo de manifestações populares e cujos professores se submetem à direcção da escola privada.

Onde está a qualidade do ensino em Portugal?

Não é verdade que os melhores professores estejam concentrados num só território ou modalidade de ensino. Esta discussão já leva anos entre pais, encarregados de educação e professores.

Existe uma boa parte de encarregados de educação que optam por confiar à escola pública os seus filhos no ensino secundário. Entendem que os seus filhos devem conquistar maior autonomia e conhecer outras realidades sociais. Claro que o orçamento familiar também vai ajudar a decidir para que tipo de ensino vão os filhos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de 87% dos alunos frequentam o ensino publico em Portugal no ensino básico, no secundário e no universitário.

Os encarregados de educação apenas procuram o ensino privado em situações especiais, por compatibilização de horários de trabalho, a procura de melhor ensino e o acompanhamento dos seus educandos na falta de uma rede familiar estruturada, assiduidade dos professores e segurança do aluno.

O que é injusto é que o contribuinte do Estado português, paga através dos impostos para uma educação pública, gratuita e universal. Mas se quiser educar os filhos numa escola privada, terá que voltar a pagar através das propinas impostas pelo ensino privado.

Trata-se, portanto, de uma quase dupla tributação. Paga o tributo ao Estado português e paga a propina ao colégio privado.

Mas estudar e investigar em Portugal continua a ser uma opção para os filhos dos luso-descendentes.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 445  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas