sexta-feira, 02 dezembro 2022

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:913 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:762 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:285 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:161 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:537 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:225 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:278 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:481 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:825 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:151 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:358 Opinião

O Fernando e o pavão





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


            Em Bruxelas, os melhores doces de inspiração lusa são os da confeitaria Garcia (é quase mítica a reputação dos pastéis de nata que ali se fazem). O respetivo dono é um alentejano de bom jaez, a sua simpatia ombreia com as artes culinárias de que dá mostras. O atavio do salão de chá traz à lembrança o Alentejo. A maioria das casas de comes e bebes portugueses na capital da Bélgica é irritantemente má, revela pouco critério e nenhuma imaginação. Entre as que merecem visita, conta‑se a dita pastelaria.

            Na pausa do teletrabalho, fui lá apanhar ares da pátria. E eles acometeram com força, desde logo nos pedidos de «um cafezinho» e nos votos de «saudinha», nos semblantes que denotavam renúncia, nas conversas que se esgotavam em lamúrias.

            Depois de tomar a bica, recebi telefonema de uma senhora que trabalhou no meu apartamento de Coimbra e da qual não tinha notícias havia mais de quinze anos. Desconhecia o meu número de telemóvel, ligara para casa de família e pedira que lho dessem. Tersa e generosa, pretendia certificar-se de que eu estava bem. A conversa foi franca, senti‑me afortunado (por norma, as pessoas da minha vida pregressa só me contactam quando precisam de favor, socorro ou facilidade).

            Um circunstante referiu‑se a J., elogiou a sua gentileza e maneiras lhanas. Mantivera trato profissional com J. no tempo em que este desempenhava função pública de relevo. Conheci J. antes do exercício desse múnus, lidei com ele ao longo de alguns anos. Sempre o ouvi falar de verga alta, cismava do seu suposto fastígio, evidenciava uma besonha doentia de receber rapapés, era para mim sinónimo de imodéstia e de quebra de solidariedade (a léguas do que proclamava). Um indivíduo assomadiço, incapaz de se rir de si próprio.

            Disse com os meus botões: afinal, J. representa um tipo corriqueiro, composto por gente túmida e de mau feitio que, alcandorada em ofício público de destaque, desintumesce e muda de máscara.

            Longe de tal tipo se achava Fernando Rocha Andrade, professor universitário que morreu em fevereiro. Era meu amigo, sinto interditos ao escrever acerca dele. Mesmo assim, deixo nota de um homem generoso, solidário, bem‑humorado, culto, inteligente e capaz. Sabia muito de economia e finanças, exerceu cargos públicos relevantes, nunca teve penacho. Falava de forma igual com o príncipe e com o mendigo. A sociedade dos nossos dias — e, em particular, o meio académico — sublima o do ut des, o sinalagma. Não era esse o vezo do Fernando. Sit tibi terra levis, caro amigo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Paulo Pego
Author: Paulo PegoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1083  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
30
31

News Fotografia