Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Academia Portuguesa de Fibromialgia alerta sobre precauções durante o Inverno europeu
sexta-feira, 01 março 2024

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Fev. 29, 2024 Hits:164 Opinião

Não cedamos à facilidad…

Fev. 29, 2024 Hits:309 Opinião

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:658 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:201 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:376 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:290 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:253 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:637 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:319 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:297 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:431 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:246 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:365 Crónicas

Academia Portuguesa de Fibromialgia alerta sobre precauções durante o Inverno europeu





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


À medida que se instala o Inverno na Europa, os doentes com fibromialgia enfrentam desafios adicionais devido às características climáticas, como as baixas temperaturas e a alta humidade. A Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica, com sede na Covilhã, região Centro de Portugal, destaca-se por desempenhar um papel crucial na informação repassada aos doentes com o objetivo de os ajudar a compreender e a superar essa enfermidade complexa.

A fibromialgia é caracterizada por dor generalizada, fadiga intensa e sensibilidade em áreas específicas do corpo. Durante o Inverno, os sintomas podem agravar-se, tornando essencial cuidados específicos. Estudos conduzidos por especialistas integrantes da Academia Portuguesa de Fibromialgia têm proporcionado orientações importantes, destacando a importância de estratégias de gestão da dor e autocuidado específicos para a estação mais fria do ano, com recurso a medicamentos ou a terapias complementares. Os doentes com fibromialgia podem encontrar alívio por meio de tratamentos multidisciplinares, incluindo terapias físicas, medicamentos específicos e apoio psicológico.

Diante deste cenário, o Prof. Doutor Jose Luis Arranz Gil, presidente da Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica, procura liderar esforços para melhorar a qualidade de vida dos doentes. O seu trabalho no seio da comunidade de doentes residentes na Covilhã, no Interior de Portugal e na Espanha promove uma abordagem holística para o tratamento da fibromialgia, reconhecendo a complexidade desta condição.

Num esforço para aumentar a conscientização e apoiar a comunidade de doentes, a Academia Portuguesa de Fibromialgia tem realizado eventos públicos que reúnem nomes catedráticos da medicina, que se dedicam a estudar a fibromialgia e a sua condição em contexto mundial. A ideia é, segundo apurámos, “oferecer orientação contínua para que os doentes enfrentem os desafios sazonais e diários da fibromialgia”, sobretudo durante o Inverno, estação conhecida por ser rigorosa nas regiões montanhosas de Portugal, como é o caso da Covilhã.

Segundo o Prof. Doutor Jose Luis Arranz Gil, que é também diretor da Unidade de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica na Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense e professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), “a fibromialgia é uma doença neurológica com manifestações variadas, inclusive reumatológicas”.

Recorde-se que a Academia Portuguesa de Fibromialgia tem a função de um “centro pedagógico-documental” exclusivo sobre Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Ígor Lopes
Author: Ígor LopesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 367  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas