segunda-feira, 26 setembro 2022

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:98 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:87 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:117 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:82 Crónicas

A BICICLETA DOS ANJOS

Set. 12, 2022 Hits:65 Crónicas

UM CIMBALINO SE FAZ FAVOR

Set. 10, 2022 Hits:336 Crónicas

O aroma do café no ar

Set. 05, 2022 Hits:79 Crónicas

Rota dos Registos Civis

Set. 04, 2022 Hits:219 Opinião

Espanto e Vergonha

Ago. 28, 2022 Hits:129 Opinião

Legislativas: Doze votos nos consulados do Reino Unido até às 12:00 de hoje





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O consulado geral de Londres tinha recebido até às 12:00 horas de hoje oito dos 23 eleitores recenseados para votar presencialmente, enquanto o posto de Manchester encerrou logo no sábado após o voto dos quatro eleitores registados. 

Ao todo, só 27 eleitores expressaram com antecedência até 05 de dezembro o desejo de votar presencialmente no Reino Unido, 23 no Consulado Geral de Londres e quatro no Consulado de Manchester.

Foi o caso de Marina, que vive na capital britânica e considera este meio “mais fácil e mais seguro” tendo em conta as queixas de algumas pessoas com a incerteza do voto postal, o qual muitos emigrantes se queixaram de não ter recebido. 

“Foi um pouco chato porque me fizeram vir cá apresentar os documentos de identificação, mas depois disso não tenho razão de queixa”, disse à Agência Lusa esta manhã. 

A repetição do voto no círculo do voto não foi um transtorno, já que vive perto, mas referiu que alguns amigos portugueses estão frustrados porque não receberam os boletins por correio, havendo inconsistências até entre as duas pessoas do mesmo casal. 

Foi por não ter recebido o seu voto que Joana Fresca se deslocou ao consulado, com esperança de poder votar, mas à porta, o segurança confirmou na curta lista de nomes que o nome dela não constava. 

“Estou cá há cerca de 10 anos e nunca recebi um voto postal” queixou-se, antes de admitir que durante alguns anos manteve uma morada em Portugal associada ao Cartão do Cidadão.

Embora se tenha tentado informar com antecedência para garantir que poderia votar, confessou que só recentemente é que atualizou pela Internet o endereço atual, potencialmente depois do fecho dos cadernos de recenseamento, a 30 de novembro de 2021.

“No início, cheguei a ir a Portugal duas vezes para votar. É injusto e estou bastante desiludida, porque penso que deveria poder votar presencialmente”, disse hoje, ao perceber que não iria "cumprir o dever cívico”.

A mesa eleitoral do consulado geral de Londres continua aberta até às 19:00 de hoje, enquanto que a de Manchester encerrou às 13:00 de sábado, de acordo com a legislação, pois tinham votado os quatro eleitores inscritos para voto presencial, incluindo dois funcionários. 

O voto presencial dos portugueses residentes na Europa para a repetição das eleições legislativas decorre hoje e domingo, continuando a votação por via postal através de boletins que têm de chegar a Portugal até ao próximo dia 23.

Os restantes eleitores poderão votar por correio, devendo para tal fazer a sua escolha nos boletins que foram e estão a ser enviados, os quais devem incluir uma cópia do documento de identificação.

A falta de uma cópia do documento de identificação em numerosos votos de emigrantes esteve na origem da repetição, no círculo da Europa, das eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro.

Mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa, 80% do total, foram anulados após, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.

Chamado a pronunciar-se sobre a anulação desses votos, o Tribunal Constitucional (TC) declarou a nulidade das eleições nestas assembleias.

Após a decisão do TC, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deliberou que a repetição da votação presencial no círculo da Europa terá lugar em 12 e 13 de março e os votos por via postal serão considerados se recebidos até dia 23.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1293 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia