Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - SOLTAM-SE AS CANTIGAS – FAZ-SE A FESTA
quinta-feira, 30 novembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:272 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:374 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:416 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:273 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1299 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:622 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:62 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:899 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:577 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:179 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:406 Crónicas

SOLTAM-SE AS CANTIGAS – FAZ-SE A FESTA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Música ao vivo anima Centros Dia - Verdadeira Musicoterapia - SolMinho mais que um grupo é acima de tudo uma Escola, ponto de encontro com a tradição. Onde se pode aprender a tocar vários instrumentos, com destaque para o cavaquinho, a concertina e a viola. Num fantástico hino à música popular e tradicional portuguesa. Com destaque para a Bélgica; em Bruxelas, Liège e Antuérpia. Em meio urbano e de múltiplas facetas socioculturais. 

O grande objectivo desta Escola é formar novos talentos, de todas as idades e origens. De facto, todos possuímos um extraordinário potencial para desenvolver novos conhecimentos, também no âmbito da aprendizagem de alguns instrumentos musicais, base de uma Rusga popular, conexos com o tradicional e popular. Tantas vezes, falta apenas o pequeno incentivo e o apoio necessários para fazer desabrochar o talento e a magia; como é gratificante estar nestas lides, na transmissão desinteressada desse conhecimento e promoção mútua; os resultados têm sido excelentes e muito promissores! 

Pretendemos assim transmitir e apoiar a riqueza do folclore e das tradições, dos usos e dos costumes, aos mais jovens. Queremos acentuar o valor da etnografia como factor de integração e de tolerância, que nos faz recordar o passado, para projectar e viver o futuro! Defendemos os valores vinculados à descendência, a todo esse legado daqueles que nos precederam. É nosso apanágio divulgar, aquilo que somos e temos de mais genuíno e castiço, de aprender a viver em grupo e empregar saudavelmente os tempos livres; este é um exigente, mas apaixonante trabalho que promove, que valoriza e que dignifica. 

Temos também, a grata missão de levar, de anunciar e difundir este saber: no contacto direto com o povo, como modo de exercer a etnografia, de exultar e de louvar o dom desta paixão pela tradição popular. Adoptamos um conceito e forma de actuar pouco usual, mas muito compensadora, que passa pela participação do público na tocata; depressa se forma uma Rusga popular! Para isso emprestamos os instrumentos disponíveis: bombo, ferrinhos, pandeireta, castanholas, concertina, cavaquinho, viola; juntam-se as vozes, soltam-se as cantigas e faz-se a festa! Toda esta energia, que provém da partilha de talentos e da capacidade de improvisar, assegura-nos um estimulo e confiança, que depressa se torna num grande orgulho e sentido de pertença!  

É isso mesmo que acontece quando vamos actuar junto da Comunidade Sénior, com as melodias de outrora, mas sempre vivas na memória de cada um. Uma iniciativa cheia de sentido lúdico, verdadeira musicoterapia, que ajuda a silenciar e a combater outros males prováveis, próprios do estado de cada um. Depois do Centro de Dia, na freguesia Lavradas seguiram-se outros núcleos de apoio à terceira idade, tais como Paderne, em Melgaço; Fornelos, em Ponte de Lima; Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca. Mais recentemente foi a vez do Condes da Folgosa e Cuide de Vila Verde, Ponte da Barca. Estas são, de facto experiências que vale a pena realçar, também pela sua dinâmica de envolver e de valorizar todos os utentes, os melhores artistas de uma tarde diferente, alegre estimulante, feliz! E ninguém consegue esconder, tanta alegria, espontânea, a invadir o coração de cada um. Bons momentos, de todo marcantes e que por isso queremos continuar a promover! Por eles, com certeza, mas também por nós. 

A tudo isto, acresce a forma simpática como temos sido recebidos; aqui fica o agradecimento renovado e público, na certeza de ter sido úteis e felizes, junto de quem merece todo o nosso apoio e carinho. Uma presença desejada e gratuita partilhando do melhor que temos; forma superior de soltar a alma com ecos de alegria e de gratidão para todos. 

Recomeçamos as aulas e os momentos de animação. Brevemente em Herenthout e Antuérpia. Outros contactos se formalizam, com o objectivo de proporcionar bons momentos musicais, culturais, gastronómicos.

Pela múscia tradicional, pela tradição, pela nossa identidade!



https://youtu.be/5c4m0Q1DLpo

https://youtu.be/IInUcD_Lwd8

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 253  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas