March 19, 2024

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:164 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:225 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:324 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1197 Opinião

Quero ser uma árvore

Feb 24, 2024 Hits:804 Crónicas

EM CANTO de LEVALLOIS-PERRET - PARIS



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Organiza Concerto - Canto polifónico nacional português. Com sete grupos, três dos quais vindos de Portugal. O Concerto decorreu, com êxito, tão esmarado foi a sua preparação. A igreja e paróquia de Saint-Justin em Levallois-Perret, arredores de Paris foi o local escolhido para se realizar o primeiro Concerto, envolto de expectativa e que proporcionou momentos de grande qualidade artística. Através do traje, das vozes, da partilha e de uma contagiante alegria. Visível foi também a emoção, a grandeza e a paixão pela nossa ancestral tradição, prestigiante atitude, que congregou os sete grupos de canto, três dos quais vindos directamente de Portugal. Muitas vozes a uma só voz, na proclamação da cultura popular, da nossa identidade sociocultural. Aprazíeis clamores de que vale a pena sonhar, numa inspiração natural, envolta de muito trabalho e responsabilidade. Momento especial para relembrar, alto e bom som, que o canto à capella merece ser integrado na sua internacionalização e Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.  Internacionalização do canto a vozes, à Cappela. Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Festas – Lendas – Ritos – Romarias - Tradições - Usos e Costumes de Portugal (7) 

Um concerto que nos deixa ainda várias mensagens e deve, por isso mesmo, ser divulgado, aplaudido, apoiado. Requer particular apreciação, pelo seu envolvimento, pela dedicação e pelos nobres objectivos a que se propôs. Reconhecimento e mérito numa prática identitária que preserva; que integra e divulga, que ensina e congrega. Merece por isso a nossa gratidão, com o indispensável apoio, particularmente do ministério da Educação, da Ciência e Cultura. Extensivo a outras entidades provenientes da sociedade civil. Pretendemos ter uma sociedade mais justa, mais saudável e fascinante? Temos de investir mais na formação e na cultura. Os desafios do futuro passam por estas realidades; trazer, seduzir e aplicar a tradição popular, que renasce e se fortalece. Um povo sem conhecimento, saliência do seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes 

Nesta conseguida organização o grupo EM CANTO celebrou os seus 5 anos de vida. Um feliz aniversário, coroado de êxitos, se atendermos ao seu percurso e participação, com destaque para a Bélgica, Luxemburgo, França, Portugal. Oriundo da Diáspora, dignifica as Comunidades Portuguesas e por elas, todo um país de cultura e tradição popular. Foi com redobrado orgulho que assistimos à coreografia e cenário, organização e participação, integrada no programa da romaria de S. Bartolomeu'2022. A praça da República foi o palco de tão prestigiante actuação, de todo memorável. Foram merecidamente aplaudidos. Houve alegria, emoção e prestígio partilhado.

O Grupo Em Canto - no rosto incansável da Sofia Costa, da sua família e amigos, pretende deixar aqui, publicamente expressos, os seus proeminentes agradecimentos: à Câmara Municipal de Levallois, na pessoa do Sr. Presidente adjunto David Weiss; ao Consulado Geral de Portugal em Paris, com a presença e acção do Vice-cônsul, Sr. Filipe Ortigão; à paróquia de Saint-Justin; ao Hotel IBIS que albergou boa parte das pessoas, pertencentes aos grupos vindos de Portugal; à Rádio Alfa; ao LusoJornal; ao Notícias da Barca, jornal; ao Município de Ponte da Barca.

Sem este arrimo e ânimo, não seria possível concretizar tão expressivo encontro de coros, três deles, provenientes directamente de Portugal. Agradecer ainda a tantos amigos, alguns deles vindos de bem longe; pela amizade, simpatia e disponibilidade manifestadas. Gratular ainda a presença dos grupos e a sua benquerença: Casa de Santa Marta Portuzelo -Pantin; Juventude portuguesa – Paris 7; ARCOP de Nanterre; Cantadeiras, Vale do Neiva, Viana do Castelo; Cramol de Oeiras; NEFUP – Porto.

Parabéns a todos os grupos, na sua participação, com afinidade própria, com o seu nome e o encanto das suas melodias.

De facto, somos, por natureza, um povo que gosta de celebrar, com muita paixão, as seculares tradições; no país, mas também no mundo da nossa Diáspora, onde tudo é ainda mais intenso e sadio! Somos isso mesmo, um povo que gosta de exteriorizar o seu sentimento de forma atraente e alegre. Da mais pequena aldeia do Minho, até aos Açores, num misto de sagrado e de profano; numa relação sempre digna e dignificante. Parabéns EmCanto pela vossa iniciativa, festa da fraternidade, na Cidade Luz; das artes, da cultura, da tolerância, da liberdade… E do Canto à Cappela!


Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 413 guests and no members online

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

Foto: Wikipédia
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas