segunda-feira, 26 setembro 2022

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:98 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:87 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:117 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:82 Crónicas

A BICICLETA DOS ANJOS

Set. 12, 2022 Hits:65 Crónicas

UM CIMBALINO SE FAZ FAVOR

Set. 10, 2022 Hits:336 Crónicas

O aroma do café no ar

Set. 05, 2022 Hits:79 Crónicas

Rota dos Registos Civis

Set. 04, 2022 Hits:219 Opinião

Espanto e Vergonha

Ago. 28, 2022 Hits:129 Opinião

Sarrabulho de Ponte de Lima, vence (5ª vez) Prémio Regiões de Portugal!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Um dos mais apreciados pratos típicos de Portugal, o Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, venceu pela quinta vez o Prémio Regiões, um concurso a nível nacional.

No estudo deste ano, participaram 425 mil amostras, e para além da iguaria limiana outras também foram avaliadas, e algumas vencedoras na sua categoria e região ou distrito. Foi o caso da Torta de Viana, os Ovos Moles de Aveiro, o Leitão da Bairrada, a Alheira de Mirandela, o Bolo de Mel da Madeira, a Cataplana do Algarve e o Cozido das Furnas, Açores.

O júri elencou os 114 produtos e 112 marcas em concurso, baseado numa tabela SPICI (Satisfação, Preço/Qualidade, Intenção / Recomendação, Confiança na marca e Inovação).

O Prémio Regiões é elaborado por uma empresa privada de Lisboa, e avalia o melhor das 20 regiões: 18 distritos e os arquipélagos insulares de Açores e Madeira, nas categorias de arte e cultura, gastronomia, recursos naturais e outros de referência regional.

Quanto á sua intensa promoção desde há uns anos, é de salientar a actividade desenvolvida pelo município, e o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, dentro (Lisboa e Loures, por exemplo), e fóra do país, especialmente na Europa: Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e outros destinos de comunidade luso – portuguesa. Entre os patrocinadores dessa acção de marketing turístico, evoquemos o ex-eurodeputado José Inácio Faria, regressado a Assessor Jurídico no município da capital.

Convém então, realçar esse grupo que acompanhamos na missão gastronómica, constituído por proprietários e cozinheiras de restaurantes: Casa de S. Sebastião, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Sonho do Capitão. Acrescentemos ainda, os parceiros vinícolas produtores, como a Cooperativa local, a Casa da Cuca (Moreira de Lima) e a Vila Antiga (Correlhã); os enchidos e Fumados da MinhoFumeiro (Correlhã), do Avô Chouriças/ Carnes Pimenta (Ribeira), e as especialidades de pastelaria: Casa do Folar Limiano, Doce Encontro e Havaneza.

A título individual, integram o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima: António Sousa e Armando Melo (Arca e Ponte de Lima); Alberto Silva, Fernando Fernandes e Joaquim Loureiro (Arcozelo), e os Chefs António Loureiro (Michelin, Guimarães); Fernando Torres (Vila Verde); Carlos Torres (Porto e Póvoa de Varzim) e João Pedro Coelho (Lausanne, Suíça).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1496 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30