Militantes socialistas da Europa reúnem-se para formalizar nova estrutura de articulação política nas comunidades portuguesas
Bruxelas, 14 de maio de 2025 — Militantes socialistas das comunidades portuguesas vão reunir-se em Bruxelas para debater e formalizar a estrutura federativa do partido na Europa
Militantes das secções do Partido Socialista (PS) na Europa irão promover, no próximo dia 24 de maio de 2025, a Conferência para propor a Criação de uma Federação da Europa do PS, uma iniciativa que pretende marcar o início de uma nova fase na organização, articulação e projeção política do partido junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo continente europeu.
O encontro decorrerá entre as 09h30 e as 17h00, nas instalações da Foundation for European Progressive Studies, situadas na Avenue des Arts 46, 1000 Bruxelas. A participação será exclusiva para militantes previamente inscritos, sendo possível acompanhar os trabalhos presencialmente ou à distância (online). As inscrições deverão ser feitas através do e-mail:
A conferência terá como principais objetivos a aprovação do Regulamento Interno, a eleição de uma Comissão Instaladora e a apresentação do Manifesto fundador da futura federação socialista europeia.
De acordo com a Comissão Organizadora, o evento será um espaço de escuta ativa, debate democrático e compromisso político, procurando mobilizar os militantes em torno de uma ação mais coesa, coordenada e representativa da Diáspora portuguesa na Europa.
A apresentação pública do documento fundador da Federação está agendada para as 16h00, sendo o único momento da conferência com acesso aberto à comunicação social.
A organização apela à mobilização de todos os militantes que acreditam na importância de reforçar a presença política do PS nas comunidades portuguesas da Europa, sublinhando que a criação da federação visa dar uma nova expressão à voz dos portugueses no estrangeiro dentro da estrutura partidária.