Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Contra os moralistas marchar
quinta-feira, 22 fevereiro 2024

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:306 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:232 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:196 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:590 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:274 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:230 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:370 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:201 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:324 Crónicas

«Tentar definir a minha …

Jan. 30, 2024 Hits:1447 Crónicas

Tudo na vida muda - até …

Jan. 28, 2024 Hits:282 Opinião

Contra os moralistas marchar





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Todos os moralistas são pessoas detestáveis, sem excepção. Apregoam públicas virtudes e praticam privados vícios. A moral dos moralistas é uma couve de caldo verde enrolada num chispe de porco com sabor a frango assado regada a mal()vasia.

A moral dos moralistas dá voltas ao estômago, provoca muitas cólicas nos intestinos, vem carregada de diversos tipos de febres, infestada de vírus e várias unidades de bactérias é um vomito de azia.

A moral dos moralistas é uma comida estragada, é medicamento fora de prazo, é sujidade mental, é uma degenerescência a extirpar de todo o fel.

A moral dos moralistas é um esgoto a céu aberto, cheira mal, fede a enxofre, contaminando o ar em volta de tóxica radioatividade.

A moral dos moralistas pretende ser a única detentora do absoluto, verdadeiro e digno comportamento dos bons costumes, ditar a moda e as modas, desenhar as curvas, estabelecer as rectas, os estampados, floreados, afinando os tons pelas proibições.

A moral do moralista é de vistas curtas, apregoa de nariz empinado verdades insofismáveis, é arrogante, irritantemente autoritária, de ideias feitas cheira mal dos pés e nunca lava o sovaco nem as partes baixas.

A moral moralista opina sobre tudo e sobre nada sem nunca se ter debruçado a estudar qualquer assunto, escudada que está na sua autoridade ignorante de poder dizer mal de tudo e de todos os que não afinam pelo seu diapasão.

A moral moralista dorme numa enxerga de palha, mas imagina-se em lençóis de cetim repousando num colchão de pensas de ganso com a cabeça refastelada numa almofada debruada a penas de pavão ou de pavoa, que é ave que não voa.

A moral moralista nunca sai da janela sempre a observar a vida dos outros para a comentar em tons sórdidos, muitas vezes lançando boatos vis e indignos para se afirmar como poço de qualidades, num autoelogio tolo e absurdo de quem raramente se olha ao espelho e quando se olha observa-se tal narciso eivado de vaidade em sublinhada insensibilidade.

A moral moralista atrofia, entropece, magoa à toa quem lhe aparece pela frente em desenfreado tropel de mal dizer, ofender e destilar veneno que nem víbora-cornuda.

A moral moralista deve perecer na guilhotina e ser salgada para nunca mais medrar. Já ética, a honradez, a rectidão, a justiça e a fraternidade devem ser glorificadas e colocadas no panteão das grandes deusas do universo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Silvino Gomes da Silva
Author: Silvino Gomes da Silva Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 466  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas