Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 23 janeiro 2022

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Andamos a dormir!



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Caro leitor, se abriu este texto na esperança de encontrar um testemunho que tenha por objetivo levar mais uns quantos para junto da carneirada, poupo-lhe já o seu tempo, diga-se precioso – pelo menos enquanto ninguém se lembrar de nos fechar em casa novamente.

O que me apraz falar hoje é a falta de capacidade crítica da nossa sociedade. Pojados de falácias, sofismas e/ou paralogismos, chegam-nos todos os dias textos desprovidos de raciocínio lógico e de um simples compromisso para com a verdade (1). Se o ser humano tem uma tendência natural para se achar especial, já comprovado pela ciência, esse resultado da seleção natural da nossa evolução hoje em dia é obsoleto (2). O mundo NÃO É como cada um de nós o vê, pois isso resulta de complexos circuitos neurais de perceção, assimilação e sobretudo interpretação, condicionados pelos acontecimentos que cada um de nós viveu e a forma como os integrou – ou seja o que aprendeu (ou não).

Ora vejamos. As medidas preventivas relacionadas com a covid têm realçado a falta de equilíbrio na sociedade. Por um lado, alguns fingem não existir e ser meramente uma farsa dos media/poderes políticos para reduzir custos da segurança social. Ok, mesmo que fosse, vamos contribuir para que isso aconteça (morte/sofrimento de inocentes)? A máscara é na verdade o melhor ato de altruísmo, mas infelizmente é vista como um objeto prescindível. Que ato egoísta! Outros, utilizam este medo como escape às responsabilidades da vida. Têm medo de levar os filhos à escola numa 2.ª feira porque podem ser infetados, mas para irem com amigos de outras turmas/escolas para o shopping ao domingo, ou estarem 20 e tal pessoas numa festa em espaço fechado sem máscara está tudo bem! É esta falta de equilíbrio e discernimento que me incomoda. Quer-se garantias de segurança por parte das entidades, quando nos comportamentos individuais são completamente displicentes! Vem uma pandemia alterar por completo a vida na Terra, e mesmo que seja obra de maldade humana, deixar esses “malfeitores” levarem a sua avante não se protegendo disso. Oh, triste ignorância!

A vida é um absurdo (3), ou seja, não adianta andarmos em demasiados planos porque há tanta coisa que não dominamos. Mas também não é preciso alienarmo-nos do pensamento e tentar tomar as decisões mais equilibradas com a informação que dispomos. É certo que hoje em dia, até para filtrar, já é necessário ter algum conhecimento. Por isso mesmo deveríamos dar voz a quem realmente percebe e não andar a arrotar postas de pescada só porque se tem X mil followers no Instagram.

 O meu apelo à nossa sociedade é o seguinte: cultivem o pensamento crítico! Para tal, informem-se bem, partilhem ideias e tentem perceber a perspetiva de terceiros. Saber pensar é algo que coloca o poder de muita gente em causa. Torna-nos menos manipuláveis e isso é uma afronta para os maus líderes. Por isso é que não nos ensinam a pensar. Na minha opinião, a filosofia deveria ser ensinada desde tenra idade – obviamente, devidamente adaptada às crianças e adolescentes – mas isso poderá implicar que o sistema atual já não funcione. Deixo este tema para um outro devaneio.

1 - “Um mundo infestado de demónios” – Carl Sagan
2 - “O Budismo tem razão” – Robert Wright
3 - “O Estrangeiro” – Albert Camus

Luso.eu - Jornal das comunidades
Afonso Franco
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 302 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia