Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Alegações de corrupção: Eurodeputados insistem em mudanças ambiciosas e progressos rápidos
sexta-feira, 01 março 2024

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar. 01, 2024 Hits:107 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Fev. 29, 2024 Hits:389 Opinião

Não cedamos à facilidad…

Fev. 29, 2024 Hits:343 Opinião

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:664 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:204 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:382 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:294 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:258 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:640 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:326 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:305 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:436 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:250 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:370 Crónicas

Alegações de corrupção: Eurodeputados insistem em mudanças ambiciosas e progressos rápidos





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A corrupção é um problema sério em muitas instituições governamentais em todo o mundo, incluindo o Parlamento Europeu. Para combater a corrupção, várias medidas foram aprovadas esta quinta-feira: duas resoluções sobre a questão da transparência e integridade na tomada de decisões da União Europeia (UE).

Essas medidas podem ajudar a detectar possíveis conflitos de interesse ou enriquecimento ilícito, permitindo que a sociedade  conheça com transparência as atividades dos seus representantes no Parlamento Europeu.

Além disso, outras medidas que já estão em vigor incluem a proibição de presentes de lobistas, a limitação de viagens financiadas por grupos de interesse, a criação de um código de conduta e a existência de um registo de transparência para organizações que pretendem influenciar a legislação europeia.

São necessárias reformas fortes e imediatas

Dando seguimento às medidas solicitadas pelo Parlamento em Dezembro de 2022 e saudando a recente decisão da presidente do Parlamento e dos líderes dos grupos políticos como um primeiro passo necessário, os eurodeputados europeus reiteram que querem "tolerância zero à corrupção sob qualquer forma e a qualquer nível" e insistem que a instituição deve mostrar "unidade inequívoca e determinação inabalável" a este respeito.

Os eurodeputados listam áreas que consideram precisar de mais melhorias: 

Melhor implementação do Código de Conduta dos Deputados, incluindo sanções financeiras em caso de violação, a introdução de mais atividades sancionáveis e a proibição de quaisquer atividades remuneradas que possam criar um conflito de interesses com o mandato de eurodeputado; 

Um processo de aprovação de viagens pagas por países terceiros e um controlo adicional para os assistentes dos eurodeputados e pessoal do Parlamento que trabalhem em domínios políticos sensíveis, particularmente em matéria de negócios estrangeiros, segurança e defesa; 

O Comité Consultivo para a Conduta dos Deputados deve ser reformado para substituir o Órgão de Ética independente da UE até que este esteja em funções; 

Declarações de património dos eurodeputados no início e no fim de cada mandato;  recursos adequados para o Registo de Transparência e a obrigação dos eurodeputados, mas também do seu pessoal e dos funcionários do Parlamento declararem reuniões de trabalho com diplomatas de países terceiros, em que estes possam ter um papel ativo e ter imediata influência na atividade do Parlamento, exceto quando tal possa colocar em perigo os envolvidos ou prejudicar o interesse público;

Todas essas iniciativas são importantes para garantir que os interesses dos cidadãos sejam protegidos e que os eurodeputados ajam com integridade e responsabilidade. A corrupção é uma ameaça ao Estado de direito e aos valores democráticos, e é essencial que medidas rigorosas sejam implementadas para combatê-la.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 593  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas