Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Lisboa, 20 de julho de 2025 – O cenário político nacional poderá ganhar um novo contendor nas próximas eleições presidenciais, com João Cotrim Figueiredo, ex-líder da Iniciativa Liberal (IL) e atual eurodeputado, a admitir publicamente a possibilidade de uma candidatura. 

A notícia, que surpreendeu muitos, surge num momento em que a IL elegeu a sua nova líder, Mariana Leitão.

Cotrim Figueiredo, que tem sido apontado por diversas vozes liberais como um nome forte para Belém, afirmou não estar desiludido com o seu cargo em Bruxelas, mas considera que "seria um bom candidato" à Presidência da República. Segundo fontes próximas, o eurodeputado está a "ponderar seriamente" o avanço, com uma decisão final prevista para setembro. A intenção, caso avance, seria construir uma "candidatura pessoal e abrangente", que vá além dos limites partidários.

A ideia de uma candidatura de Cotrim Figueiredo tem vindo a ganhar força, com figuras como Angélique da Teresa, à TSF, a defender que seria um "excelente candidato a Presidente da República". Miguel Rangel também corrobora, afirmando que Cotrim Figueiredo "cumpriria as características" de uma candidatura liberal ao mais alto cargo do Estado.

Apesar da eleição de Mariana Leitão como nova líder da IL, que obteve 73% dos votos, a "abertura de um possível interesse em rumar a Belém em 2026" por parte de Cotrim Figueiredo acabou por captar grande parte das atenções no dia da coroação da nova direção.

A IL vê com bons olhos esta possibilidade, considerando que os "liberais têm muito a ganhar" com uma eventual candidatura de Cotrim.
Resta aguardar a decisão final de João Cotrim Figueiredo em setembro para perceber se Portugal terá um novo nome na corrida a Belém.


 



 

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 48837 visitantes e 3 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS