Esta fotografia, mostra uma impressionante vista de cima de uma escadaria em espiral localizada no interior do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O olhar é imediatamente atraído pela complexa e dinâmica escultura metálica que desce pelo centro do átrio, composta por dezenas de hastes curvas entrelaçadas, sugerindo movimento, fluxo e interconexão — talvez uma metáfora visual para o funcionamento da União Europeia.
A escadaria, de degraus azul-escuro com corrimãos em madeira clara, envolve a escultura num gesto contínuo e elegante. No piso inferior, luzes circulares iluminam suavemente o centro da composição. Ao redor da escultura, no piso superior, vemos algumas pessoas caminhando ou observando, o que dá escala à grandiosidade da instalação.
O jogo de curvas, linhas e perspectivas verticais cria uma sensação de profundidade e complexidade arquitetónica, combinando arte e espaço institucional de forma harmoniosa. É uma imagem que capta a essência de um edifício onde política, cultura e design se encontram.
© Tony da Silva