quarta-feira, 08 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:280 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:161 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:108 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:207 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:489 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1882 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1023 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:440 Apontamentos

Oportunidades de Investimento (economia)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A Guerra na Ucrânia veio introduzir novo factor de instabilidade nos mercados financeiros, depois da crise pandémica.

A evolução do conflito no leste da Europa continuou a marcar a evolução das bolsas em Fevereiro, apesar do cancelamento ao assalto à resistência em Mariupol, conforme declaração recente de Putin.

. A maioria dos fundos de acções sofreram quedas, apesar de menos acentuadas comparadas com o mês anterior. Os investidores têm conseguido gerir de forma equilibrada os seus investimentos financeiros, sobretudo nos fundos de acções.

Não sabendo ainda quanto tempo mais irá durar esta guerra e mesmo que a guerra continue neste impasse, que parece ser o cenário mais provável, as sanções movidas pelo Ocidente à Rússia parecem continuar a aumentar.

A proibição da importação do petróleo russo e as restrições impostas à importação de gás russo, embora neste último, a dependência do Ocidente seja maior, daí a dificuldade em suspender de imediato a importação do gás. Logo aqui se apresenta uma oportunidade para as empresas americanas se poderem substituir à Rússia no fornecimento energético à Europa.

Apesar do sector energético ser o último a sofrer as consequências das sanções devido à dependência do Ocidente, os mercados já estão a antecipar e a fazer reflectir no mercado bolsista essa possibilidade, comprovado pela subida desenfreada dos preços do petróleo e do gás.

A exclusão da Rússia do sistema financeiro global, como é o caso dos pagamentos e transferências de e para a Rússia também já coloca, por si só, entraves ao comércio com a Rússia, incluindo no sector energético.

Uma das saídas parece ser a subida dos juros para segurar os preços. Esta poderá ser uma boa notícia para quem tem depósitos a prazo com taxa zero.

Para quem tiver um perfil de investidor mais agressivo, isto é, com maior tolerância ao risco, este pode ser um momento para diversificar a carteira de investimentos.

Convém lembrar que é nos momentos de crise que podem surgir boas oportunidades de investimento. De acordo com a CNN Brasil, as empresas que estão a ganhar com a guerra estão ligadas aos sectores da siderurgia e metalurgia, químicos, agro-pecuária, mineração, petróleo, gás e biocombustíveis, também conhecidas por commodities.

Mas também o sector do armamento bélico está em franco crescimento.

Os sectores que mais perdem com a guerra na Ucrânia estão relacionados com os transportes, automóveis e motocicletas, e construção civil.

De acordo com a BBC Internacional, continua a aumentar o número de empresas multinacionais que abandonam a Rússia. Há trinta anos atrás, as empresas lutavam entre si para entrar na Rússia, após a abertura ao Ocidente, agora é o processo inverso.

Mesmo num cenário adverso como este, é oportunidade de investimento para os mais informados.

 

21-04-2022

O autor produziu este artigo, da sua responsabilidade, para os leitores do jornal online LUSO.EU. Escreve de acordo com as regras ortográficas anteriores ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.

João Pires

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 711  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

News Fotografia