terça-feira, 30 maio 2023

Vinho português à conqu…

maio 30, 2023 Hits:424 Opinião

Esta Raça de Ser Portist…

maio 29, 2023 Hits:488 Opinião

Conceitos Marcelistas

maio 25, 2023 Hits:152 Opinião

As correrias da Bia ou a …

maio 24, 2023 Hits:1577 Crónicas

Sou Galamba

maio 24, 2023 Hits:1083 Opinião

Esta vida de marinheiro

maio 22, 2023 Hits:901 Opinião

Josué

maio 21, 2023 Hits:730 Opinião

Saudades de casa

maio 21, 2023 Hits:1168 Crónicas

Não há pastelaria como …

maio 21, 2023 Hits:1748 Crónicas

Vício vencido, a liberda…

maio 20, 2023 Hits:1323 Opinião

Brindemos com vinho verde…

maio 20, 2023 Hits:1573 Opinião

Darth Vader à Portuguesa

maio 10, 2023 Hits:739 Opinião

Mais um dia em Elvas

maio 10, 2023 Hits:1053 Apontamentos

Feira do Livro do Funchal realiza-se em junho sob o tema "Jovens e a Língua Portuguesa"





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

A 48.ª edição da Feira do Livro do Funchal realiza-se entre 03 e 12 de junho, sob o tema "Jovens e a Língua Portuguesa", contando com 31 apresentações e lançamentos de livros, foi hoje anunciado.

Em declarações aos jornalistas na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal do Funchal realçou que a próxima Feira do Livro será “mais dinâmica e muito virada para a juventude”, apontando que atualmente a “sociedade é muito digital e tem havido algum divórcio” daquela faixa etária em relação ao livro.

“Aquilo que eu pedi ao Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal foi que este ano inovássemos, sobretudo pela participação juvenil. Nós queremos muito sensibilizar os jovens para a leitura, queremos sensibilizar a juventude para os temas da participação cívica ativa […] e quisemos, de forma inovadora, contribuir e pedir aos jovens para participarem na elaboração do programa”, afirmou Pedro Calado.

Ao longo dos 10 dias de feira, estão previstas 31 apresentações e lançamentos de livros, cinco conversas, 15 momentos musicais, 46 sessões de autógrafos, 13 momentos de animação de rua e seis oficinas, indicou hoje a organização do evento, em conferência de imprensa, no Funchal.

“Nós reforçámos muito a participação não só de escritores, como também de ‘stands’ e lançamento de livros”, salientou Pedro Calado, assinalando que há um crescimento de 42% em termos de apresentações de obras em relação ao ano passado e de 20% relativamente ao número de escritores.

A feira, que decorre na Avenida Arriaga e no Largo da Restauração, é composta por um conjunto de espaços de entretenimento e lazer, designadamente o espaço infantojuvenil, o palco principal, o Teatro Municipal Baltazar Dias e os ‘stands’ de livreiros e alfarrabistas.

O tema desta edição está relacionado com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se comemora em 10 de junho, tendo como uma das figuras principais Luís de Camões, “uma figura ilustre e incontornável da literatura lusófona que a 10 de junho de 2022 perfaz 442 anos desde o seu falecimento”, destacou a organização.

A Feira do Livro, que representa um investimento de 150.000 euros por parte da autarquia funchalense, conta com uma comissão organizadora composta por cerca de 20 jovens de várias escolas do concelho do Funchal.

A programação do evento envolve a participação de 245 pessoas, entre elas 113 jovens e 57 escritores, e a presença de 22 editoras.

No que diz respeito aos espetáculos musicais, destacam-se as atuações do cantor e compositor Francisco Murta e dos madeirenses Francisco Lopes, Guilherme Gomes, João Borges e Carlo Rodrigues.

Na área da literatura juvenil, a organização realça a apresentação do livro “Sobrevivi à Adolescência”, de Filipa Correia, “um verdadeiro fenómeno das redes sociais”, e a ‘performance’ “Amar e respeitar-te” do artista Jimmy P., um projeto pedagógico de combate à violência no namoro.

A edição deste ano prevê também apresentações de obras que retratam a vida do imperador Carlos da Áustria, que se exilou e morreu na Madeira, dando a conhecer a sua vida “aos mais novos”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 209  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia