Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)
Foto: © Tony da Silva


António Costa Moura inicia funções como Embaixador de Portugal na Bélgica.

O novo Embaixador de Portugal junto do Reino da Bélgica, António Costa Moura, apresentou hoje de manhã as suas cartas credenciais a Sua Majestade o Rei Philippe, formalizando o início oficial das suas funções em Bruxelas.

A cerimónia decorreu no Palácio Real, como é tradição para todos os diplomatas acreditados na Bélgica. A entrega das credenciais constitui o ato que confirma perante o Chefe de Estado belga a designação do novo embaixador como representante oficial do Governo português.

Durante o solene encontro, António Costa Moura destacou a profundidade e a longevidade dos laços históricos que unem Portugal e a Bélgica, lembrando que essa relação “remonta a muito antes da criação do Estado belga contemporâneo” e que assenta em valores partilhados de paz, democracia e respeito pelos direitos humanos. O diplomata sublinhou que esses laços continuam hoje a refletir-se numa “relação sólida de amizade e cooperação”, visível na integração da comunidade portuguesa residente na Bélgica, no forte dinamismo económico bilateral e na convergência de posições no seio do projeto europeu.

Comprometido em aprofundar a cooperação política, económica e cultural, o novo Embaixador frisou também a importância de promover a língua e a cultura portuguesas, reforçando o intercâmbio nas áreas da ciência, investigação e ensino.

Num discurso proferido pelas 16h na residência oficial, António Costa Moura deixou uma mensagem à comunidade portuguesa e aos representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sublinhando o valor da solidariedade entre povos que partilham a mesma língua: “Queria agradecer muito a todos os portugueses que aqui estão e a todos os amigos de Portugal. (...) Acreditamos verdadeiramente que partilhamos com os nossos irmãos da CPLP uma comunidade de destino, que assume cada vez mais importância num mundo que se está a tornar muito complicado.”

Com uma carreira diplomática de mais de 35 anos ao serviço de Portugal, incluindo missões em Moçambique e Angola, António Costa Moura afirmou manter um olhar otimista sobre o futuro e sobre o papel que Portugal e os países lusófonos podem desempenhar em Bruxelas.

Portugal renova assim o compromisso de reforçar os laços históricos e as relações bilaterais com a Bélgica, num espírito de cooperação e partilha europeia.

 


LUS1762
LUS1769
LUS1771
LUS1762-2
LUS1778
LUS1780
LUS1788
LUS6887
LUS6891
LUS6924-2


 


 



 

Temos em linha

Temos 1563577 visitantes e 4 membros em linha

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS