A Embaixada de Portugal na Bélgica recebeu a Mostra Gastronómica de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, que destacou os sabores e tradições do Minho. O evento reuniu chefs, confrarias e representantes diplomáticos num tributo à excelência da gastronomia portuguesa.
A Embaixada de Portugal na Bélgica acolheu no dia 14 de outubro a Mostra Gastronómica de Portugal – Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, uma iniciativa organizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e pelo parceiro em Bruxelas Victor Alves Gomes e organizado também por Adelino Tito de Morais com o objetivo de divulgar e valorizar a gastronomia e os produtos regionais portugueses.
O evento contou com uma ementa cuidadosamente preparada pelos chefs Domingos Gomes (Ponte de Lima e Viana do Castelo), Diogo Nascimento (Arcos de Valdevez) e João Leonardo Matos (Ponte de Lima), que apresentaram uma seleção de petiscos tradicionais, incluindo charutos de ovos moles, flor de presunto laminado, mix de queijos, bruschetas com compota de figo e hortelã, cogumelos recheados de alheira e rebuçados dos Arcos de Valdevez, acompanhados por uma cuidadosa seleção de vinhos da região.
Estiveram presentes vários convidados ilustres, destacando Maria João Cocco da Fonseca, chefe de missão adjunta e encarregada da Secção Consular da Embaixada, o eurodeputado Paulo Cunha, José Alberto, presidente da Confraria do Arroz de Estarreja, Amândio Maia, presidente da Academia do Bacalhau, membros da Confraria dos Vinhos de Portugal, Catarina Silva, representante dos estudantes portugueses emigrantes, atualmente a frequentar o seu curso de sonho na Universidade Aberta, e ainda Wei-Ju Chang, representante de Taiwan junto da União Europeia.
O chef Domingos Gomes, condecorado na Bélgica pelo seu percurso e por ter recuperado o histórico prato de bacalhau “Almeida Garrett”, destacou-se pela sua dedicação à preservação e atualização de sabores da gastronomia tradicional.
No encerramento, Adelino Tito de Morais, um dos organizadores, sublinhou que: “Temos de trazer a gastronomia portuguesa além-fronteiras e divulgar aquilo que há de bom”, enaltecendo o papel da comunidade e das parcerias na promoção da cultura e identidade nacionais.
A Mostra Gastronómica de Portugal em Bruxelas reforçou o compromisso das instituições portuguesas e das comunidades no estrangeiro em promover o património culinário nacional, aproximando a cultura gastronómica do Minho ao público internacional e fortalecendo os laços entre Portugal e a Bélgica.