Bruxelas, 24 set 2024- Foi inaugurada pelo Rei no passado sábado, a nova linha 10 do eléctrico, que liga o centro da capital a Neder-Over-Heembeek, que já está activa na rede da STIB.
A nova linha 10 do eléctrico de 5,5 quilómetros, que liga o centro de Bruxelas a Neder-Hover-Heembeek, está disponível após cinco anos de obras! Composto por 10 paragens, parte do Hospital Militar até chegar a Heembeek.
Eis o percurso da nova linha 10 do elétrico (a roxo no mapa).
Ao longo do seu percurso, o eléctrico 10 junta-se a vários outros percursos para facilitar as ligações a outras linhas da rede (autocarro, eléctrico, metro, comboio). A linha passa pela Gare du Nord, Rogier, De Brouckère e Gare du Midi.
Mas a chegada do eléctrico 10 traz também muitas mudanças às outras linhas de autocarros e eléctricos do nordeste de Bruxelas.
Neder-Over-Heembeek (NOH) é uma zona em franco desenvolvimento. O número de habitantes está a crescer rapidamente, uma vez que se prevê um aumento de 24% entre 2018 e 2035. Aí se estabelecem também novos negócios, escolas e serviços. O número de estudantes deverá aumentar 32% e o número de empregos 36%.
Para tornar o bairro facilmente acessível, decidiu-se construir uma nova linha de eléctrico que liga o centro (paragem Churchill em Uccle) ao NOH (paragem Hôpital Militaire), através do pré-metro no eixo norte-sul entre a Gare do Norte e Albert . No total, foram acrescentados 5,5 quilómetros de faixas.
A STIB aproveita também a oportunidade para reconstruir parte da sua rede de eléctricos e autocarros. O objetivo: implementar mais elétricos e autocarros nos locais onde há mais passageiros. Ou seja, espere menos, tenha mais espaço no autocarro e no elétrico e, por conseguinte, mais conforto!