A UC apresenta soluções para gerir de forma inteligente a rede elétrica nacional, mitigando efeitos de potenciais cortes de energia e reduzindo custos.
A Universidade de Coimbra (UC) deu um passo audacioso rumo ao futuro da energia: no passado mês de junho, apresentou em Portugal os resultados do BungEES (Building Up Next-Generation Smart Energy Services Offer and Market Up-take Valorising Energy Efficiency and Flexibility at Demand-Side), um projeto europeu promissor que pretende melhorar a gestão da energia europeia. O evento contou com a colaboração da Ordem dos Engenheiros da Região Centro e decorreu na respetiva sede.
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC desenvolveu serviços de energia inteligentes, capazes de transformar edifícios comuns em sistemas que produzem, armazenam e gerem a sua própria energia de forma eficaz, económica e sustentável. A promessa? Reduzir consumos, evitar desperdícios e baixar a fatura elétrica.
O pacote de serviços inteligentes conjuga de forma sinérgica outros sistemas tecnológicos como a energia solar fotovoltaica, o carregamento inteligente de veículos elétricos, as bombas de calor geridas por termóstatos inteligentes, entre outras soluções inovadoras.
O projeto da UC pretende facilitar a vida dos consumidores, reduzir custos e maximizar a utilização das fontes renováveis. Com automatização e otimização do sistema em tempo real, é possível adaptar o consumo às necessidades da rede e aos perfis de utilização do usuário. Este projeto abre caminho a novos modelos de negócio que vão permitir ao consumidor escolher pacotes de energia personalizados, mais económicos e ecológicos.
“Estamos a falar de poupanças reais e acessíveis, com tecnologia que trabalha sozinha para o consumidor”, explicou o coordenador do projeto, Nuno Quaresma.
O BungEES desenvolveu igualmente mecanismos para prevenir apagões, assegurando à rede elétrica a estabilidade e flexibilidade necessárias em momentos críticos, como o conhecido apagão ocorrido em abril de 2025, que afetou vários países, incluindo Portugal. Este auspicioso projeto promove a segurança e o bem-estar da população.
Atualmente, o BungEES conta com mais de 100 projetos-piloto em curso em Portugal e em países como Espanha, França, República Checa e Eslováquia, onde os resultados são altamente promissores.
BungEES representa um avanço significativo no processo de transição energética e constitui uma resposta concreta aos desafios da atual crise energética europeia. Com este projeto, a Universidade de Coimbra faz brilhar Portugal e a Europa no panorama da inovação energética, iluminando o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável.