A polícia alerta para o aumento de furtos durante o verão e pede que a população reporte comportamentos suspeitos através do número 101. Saiba como agir.
Com a chegada do verão, as autoridades locais alertam para um aumento no número de assaltos e furtos, lembrando que esta época continua a ser propícia à atividade de criminosos. A polícia apela à vigilância ativa da população e pede que, em caso de comportamento suspeito, o contacto seja feito de imediato através do número 101.
Se testemunhar um comportamento incomum, como a presença de uma pessoa ou veículo estranho no seu bairro, em jardins ou mesmo um vendedor porta-a-porta com atitudes suspeitas — a polícia recomenda que, sempre que possível, os cidadãos estejam atentos a detalhes que ajudem na identificação.
- Em caso de veículo suspeito, tente memorizar:
- Marca, modelo, cor, matrícula, se é recente ou antigo e qualquer sinal distintivo (logótipo, riscos, etc.).
- Em caso de pessoa suspeita, observe:
- Roupa, características físicas, comportamento, sinais particulares.
A polícia reforça que qualquer chamada para o 101 é tratada com seriedade, e uma equipa será enviada rapidamente ao local para proceder à identificação das pessoas em causa. A intervenção atempada pode evitar um roubo, uma burla ou outro tipo de crime.
"Contamos com a colaboração de todos para manter a segurança nos nossos bairros", conclui o comunicado.