Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)
Foto: ©Tony da Silva


A Embaixada de Portugal na Bélgica recebeu a Mostra Gastronómica de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, que destacou os sabores e tradições do Minho. O evento reuniu chefs, confrarias e representantes diplomáticos num tributo à excelência da gastronomia portuguesa.

A Embaixada de Portugal na Bélgica acolheu no dia 14 de outubro a Mostra Gastronómica de Portugal – Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, uma iniciativa organizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e pelo parceiro em Bruxelas Victor Alves Gomes e organizado também por Adelino Tito de Morais com o objetivo de divulgar e valorizar a gastronomia e os produtos regionais portugueses.

O evento contou com uma ementa cuidadosamente preparada pelos chefs Domingos Gomes (Ponte de Lima e Viana do Castelo), Diogo Nascimento (Arcos de Valdevez) e João Leonardo Matos (Ponte de Lima), que apresentaram uma seleção de petiscos tradicionais, incluindo charutos de ovos moles, flor de presunto laminado, mix de queijos, bruschetas com compota de figo e hortelã, cogumelos recheados de alheira e rebuçados dos Arcos de Valdevez, acompanhados por uma cuidadosa seleção de vinhos da região.

Estiveram presentes vários convidados ilustres, destacando Maria João Cocco da Fonseca - chefe de missão adjunta e encarregada da Secção Consular da Embaixada, o eurodeputado Paulo Cunha, José Alberto - presidente da Confraria do Arroz de Estarreja, Amândio Maia - presidente da Academia do Bacalhau, Isabel Ferreira - grã-mestre da Confraria dos Sabores Portugueses no Luxemburgo, José Pedro Lourenço - Comuna de Hosingen, membros da Confraria dos Vinhos de Portugal, Catarina Silva, representante dos estudantes portugueses emigrantes, atualmente a frequentar o seu curso de sonho na Universidade Aberta, e ainda Wei-Ju Chang, representante de Taiwan junto da União Europeia.

O chef Domingos Gomes, condecorado na Bélgica pelo seu percurso e por ter recuperado o histórico prato de bacalhau “Almeida Garrett”, destacou-se pela sua dedicação à preservação e atualização de sabores da gastronomia tradicional.

No encerramento, Adelino Tito de Morais, um dos organizadores, sublinhou que: “Temos de trazer a gastronomia portuguesa além-fronteiras e divulgar aquilo que há de bom”, enaltecendo o papel da comunidade e das parcerias na promoção da cultura e identidade nacionais.

A Mostra Gastronómica de Portugal em Bruxelas reforçou o compromisso das instituições portuguesas e das comunidades no estrangeiro em promover o património culinário nacional, aproximando a cultura gastronómica do Minho ao público internacional e fortalecendo os laços entre Portugal e a Bélgica.


LUS6463
LUS6380
LUS6499
LUS6439
LUS6413
LUS6388
LUS6488
LUS6506
LUS6500
LUS6467


 


 



 

Temos em linha

Temos 6409 visitantes e 1 membro em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
5
8
10
11
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ambiente