O navio patrulha oceânico NRP Sines, com 56 militares, segue para Cabo Verde para prestar assistência humanitária às populações afetadas pelas cheias em São Vicente e Santo Antão.
O navio patrulha oceânico NRP Sines está a caminho de Cabo Verde para prestar assistência humanitária às populações das ilhas de São Vicente e Santo Antão, duramente atingidas por cheias. A missão, coordenada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), envolve 56 militares e está a ser acompanhada pelo Presidente da República e pelo Governo, através dos Ministérios da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros.
A chegada do NRP Sines ao arquipélago está prevista para esta sexta-feira. O navio é comandado pelo capitão-tenente Vítor Manuel Silva Santos e conta com uma guarnição de 44 militares, reforçada por 12 elementos especializados, incluindo uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores, operadores de drones, um médico naval e um oficial de relações internacionais.
O navio esteve em Cabo Verde no início de agosto no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, com missões de fiscalização marítima relacionadas com a segurança no Golfo da Guiné. A proximidade geográfica e as capacidades operacionais da embarcação permitiram a rápida atribuição da nova missão humanitária, iniciada a 15 de agosto.
O dispositivo integra 12 oficiais, 12 sargentos e 32 praças, estando preparado para apoiar operações de evacuação, transporte de bens essenciais e avaliação de danos provocados pelas intempéries.