Seis bancos a operar na Bélgica não foram aprovados num teste de capacidade para fornecer dados suficientes aos clientes, em caso de reembolso pelo Fundo de Garantia, segundo indicado pelo SPF Finanças, que administra este Fundo. Os nomes das instituições bancárias não foram divulgados.
O Fundo de Garantia realizou uma série de testes com 29 bancos para avaliar a sua capacidade de fornecer as informações necessárias para garantir o reembolso rápido e eficiente dos depósitos dos seus clientes em caso de falência.
Quando um banco perde a capacidade para reembolsar os depósitos ou é declarado falido, o Fundo de Garantia compromete-se a reembolsar até 100 mil euros por cliente, num prazo de sete dias úteis.
Os seis bancos que chumbaram no teste não estão entre os principais agentes do sector, conforme apontado pelo SPF Finanças. No seu conjunto, representam apenas 0,05% dos depósitos cobertos.
Estas instituições serão repreendidas e a administração terá de fazer as devidas adaptações. Um porta-voz do SPF Finanças salientou, no entanto, que a situação melhorou relativamente ao teste anterior.
Contudo, nem todos os outros bancos obtiveram resultados satisfatórios. Na realidade, apenas dez estabelecimentos conseguiram transmitir os dados no prazo legal de três dias, um factor importante para o reembolso rápido por parte do Fundo de Garantia, acrescentou o SPF.