Bruxelas, 15 de maio de 2025 – O Governo português formalizou a exoneração, a pedido, de Bruno Joos de ter Beerst do cargo de cônsul honorário de Portugal em Gent, na Bélgica.
A decisão foi oficializada através do Despacho n.º 5510/2025, assinado a 7 de maio pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
A medida enquadra-se no disposto na alínea d) do n.º 4 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 121/2011, que regula o regime jurídico dos cônsules honorários, permitindo a exoneração a pedido do próprio.
Bruno Joos de ter Beerst exercia funções sob a dependência da Embaixada de Portugal em Bruxelas, tendo representado Portugal na cidade de Gent com empenho no apoio à comunidade portuguesa e na promoção das relações culturais e institucionais entre os dois países.
Até ao momento, não foi indicado quem sucederá ao antigo cônsul honorário. A nomeação de um novo representante caberá ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em articulação com a embaixada.
O Jornal Luso tentou obter mais informações sobre os motivos da exoneração e sobre os planos futuros de substituição, mas até à hora do fecho desta edição não obteve resposta oficial.