Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


O homem vive no mundo compreendido num espaço e num tempo, rodeado de seres animais, vegetais e minerais, possivelmente iluminado por “Algo”, de tal forma que lhe permita ser diferente de toda a restante criação e, em certa medida, dominar em seu proveito a própria natureza.

O homem é, portanto, um ser privilegiado, porque dotado de faculdades superiores, e até transcendentais, tem conseguido, ao longo dos milénios, elevar-se no sentido de se assemelhar ao seu Criador que, desconhecendo-O em concreto, n’Ele acredita e d’Ele recebe o suporte espiritual que o torna diferente, superior e dominador.

O homem apresenta, por isso mesmo, um conjunto de fatores evolutivos que lhe permitem, a partir de determinada época, iniciar e desenvolver a sua própria História, não uma história como qualquer narrativa deste ou daquele animal, desta ou daquela ciência, enfim, da história de tudo o que acontece.

Naturalmente que a definição de História, assim sintetizada, poderá parecer muito pouco em termos de História da Humanidade, todavia, afigura-se que encerra grande significado e alcance, na medida em que o homem não pode fazer história sem os factos concretos por ele originados, ou pelos quais veio a ser influenciado, em ordem ao seu próprio desenvolvimento bio-espiritual.

Subsistem inúmeros documentos, da mais variada natureza e proveniência, que têm vindo a ser analisados e estudados, por processos altamente científicos, bem como técnicas muito avançadas.

Entre tantos documentos, processos e técnicas, existe, também, um fator que, em certa medida, deve ser considerado pelos historiadores, muito embora com as necessárias cautelas, o qual se costuma denominar por “Fé Histórica”, e que se encontra num documento importantíssimo para a esmagadora maioria da humanidade, cujo suporte material se designa por “Bíblia Sagrada”.

Segundo este valioso documento, é possível situar o homem num espaço e tempo próprios, e dar uma explicação, embora religiosa, do aparecimento do homem, que se verifica numa perspectiva doutrinal, porque na realidade há factos cuja veracidade é garantida pela inspiração. No Génesis, Deus tudo explica e a partir d’Ele tudo se cria ou transforma.


 



 

A nossa missão

Temos em linha

Temos 7655 visitantes e 1 membro em linha

Comunidades

12-Ago.-2025

Rui Ferreira: de Sever do Vouga para …

Entrevista com Rui Ferreira, de Sever do Vouga a Bruxelas, onde construiu uma carreira ligada ao vinho e à valorização das trad

Boletim informativo

FOTO DO MÊS