Concerto de Natal - Marta Pereira da Costa e João Pita
Comunidades
sexta-feira, 12 de dezembro de 202517:00 - 18:30
Bruxelles, Belgique
Concerto de Natal - Marta Pereira da Costa e João Pita
Junte-se a nós para uma noite dedicada à música portuguesa, com Marta Pereira da Costa, uma das únicas mulheres no mundo profissionalmente dedicada à guitarra portuguesa. Num percurso que cruza fado, jazz e sonoridades globais, a artista traz ao palco a sensibilidade e a força de um instrumento emblemático.
Nesta época festiva, convidamo-lo a celebrar o espírito de Natal através da música. Este concerto pretende ser um momento de encontro, partilha e inspiração.
Quando: Sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 17h.
Onde: Residência Oficial do Embaixador de Portugal - Avenue Louise 370, 1050 Bruxelas
370, Avenue Louise, La Cambre, Bruxelles, Bruxelles-Capitale 1050, Belgique
Mapa
Todas as datas
sexta-feira, 12 de dezembro de 202517:00 - 18:30
Olá seja bem-vindos ao nosso chat, Luso.eu Jornal das comunidades! Como posso ajudá-lo hoje?
Temos em linha
Temos 1882 visitantes e 1 membro em linha
Colunistas
02 Jan. 2026
O início de 2026 chega com uma mensagem clara de confiança, audácia e ambição para Portugal e para os Portugueses deixado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, na tradicional mensagem de Natal.
31 Dez. 2025
Mais um Novo Ano se apresenta à humanidade, esta considerada no seu todo, independentemente de nacionalidades, credos, ideologias político-partidárias, género, raças, orientações diversas, estatutos e quaisquer outras situações,
16 de agosto de 2025 - A solução para o problema dos incêndios rurais em Portugal não passa apenas pelo combate, mas por uma mudança fundamental na forma como se ocupa e gere o território.
16 Jul. 2025
A eurodeputada Ana Miguel Pedro (CDS-PP) questiona a Comissão Europeia sobre a poluição no Rio Ul, em Oliveira de Azeméis, alertando para possíveis violações da legislação comunitária.
02 Fev. 2025
Grécia emite alerta devido à elevada atividade sísmica na ilha vulcânica de Santorini
COLONISTAS
O início de 2026 chega com uma mensagem clara de confiança, audácia e ambição para Portugal e para os Portugueses deixado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, na tradicional mensagem de Natal.
Mais um Novo Ano se apresenta à humanidade, esta considerada no seu todo, independentemente de nacionalidades, credos, ideologias político-partidárias, género, raças, orientações diversas, estatutos e quaisquer outras situações,
Era uma vez uma pequena rua perdida no coração de um bairro de Bruxelas, que oficialmente era designada por avenida, por se situar numa zona constituída por avenidas, e onde, ao longo dos últimos anos, se foram instalando pessoas oriundas de vários países da União Europeia.
A recente revelação de que Luís Marques Mendes, atual conselheiro de Estado e putativo candidato à Presidência da República, recebeu mais de 300 mil euros em consultoria para o grupo de construção civil ACA entre 2010 e 2016, relançou um debate que vai muito além do dinheiro.
Em Bondi Beach, a praia mais famosa da Austrália, doze pessoas foram assassinadas a tiro durante uma celebração judaica, a festa das luzes, o Hanukkah.
E se Donald Trump estivesse ao serviço da Rússia? A pergunta pode parecer absurda, mas, no entanto, foi feita este ano por um senador norte-americano, dadas as posições e decisões de Donald Trump sobre a Ucrânia, a segurança internacional, a Europa e a defesa transatlântica: “O presidente Trump é um activo russo?”A resposta carece de provas formais.
O “amigo” de décadas já não suporta os amigos. E escreve, preto no branco, o manual para os destruir. A nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA é um aviso brutal à Europa. Os sinais já vinham há muito, mas agora estão por escrito.
Há vidas que parecem talhadas para a posteridade, mas poucas marcaram tanto a memória coletiva portuguesa como a de Francisco Sá Carneiro. Morreu aos 46 anos, no auge da sua vida, sem tempo para a acomodação, sem paciência para o cinzento. Talvez por isso a sua ausência tenha pesado tanto ao país.
No dia 16 de novembro de 2025 a Polónia acordou com uma irregularidade nos seus caminhos de ferro na ligação entreVarsóvia e Lublin. Segundo o comunicado da policia de Radon:
Reflexão sobre o impacto das redes sociais na comunicação atual, a velocidade da informação, a proliferação de perfis falsos e a necessidade de recuperar o rigor jornalístico tradicional.
Num tempo em que o mundo do trabalho se reinventa a cada década, convém distinguir com clareza dois conceitos frequentemente confundidos: o trabalho remunerado e o emprego remunerado.
A Pátria que Respira em Silêncio
Há datas que não são apenas números no calendário. São pulsações da alma colectiva, instantes em que o tempo se dobra sobre si mesmo e nos sussurra quem somos.
A política contemporânea está contaminada por uma lógica de seita e de fanatismo, agravada pelo agigantar dos extremos.
Há fases da vida em que toda a pessoa tem legítimas aspirações que, nessas épocas, são consideradas utópicas, porém, ninguém pode garantir que, num futuro mais ou menos remoto
Num momento em que as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo continuam a crescer e a diversificar-se, o papel da comunicação assume uma importância decisiva. Muito mais do que transmitir informação, comunicar significa unir, criar laços e alimentar um sentimento de pertença que ultrapassa fronteiras.
O conflito civilizado é necessário quando ajuda a esclarecer, quando encontra soluções favoráveis ao todo, no respeito pelas diversas partes.
As eleições autárquicas de 12 de outubro já passaram, mas o país político local continua em movimento.
O Sport Lisboa e Benfica é, há mais de 120 anos, um símbolo de união, de superação e de identidade nacional. Em cada vitória e em cada desafio, há uma energia comum que nos move, a de milhões de benfiquistas espalhados por todo o país e pelo mundo, que sentem o Clube como parte da sua própria vida.
A nova sociedade, composta por uma faixa intermediária, reforçada com a mineração, tornou-se cada vez mais influente, nas áreas urbanas.
As eleições no clube da Luz mobilizaram mais pessoas do que muitas autárquicas portuguesas. O que explica esta diferença entre a política e o futebol?
Poucos nomes condensam tanto da história recente de Portugal como o de Francisco Pinto Balsemão. Político, empresário e pioneiro dos media, o fundador do Expresso e da SIC é recordado, sobretudo, como o continuador de Sá Carneiro e como símbolo de uma elite liberal que ajudou a consolidar a democracia.
Atualmente, primeiro quarto do século XXI: aborda-se a educação em várias vertentes; elaboram-se conceitos, metodologias, estratégias e objetivos para a educação moral, ambiental, sexual, cívica; enfim, a educação apresenta-se, em termos de especialização
Será que as eleições locais ainda dizem alguma coisa a quem vive a milhares de quilómetros de casa? Será que, para os portugueses emigrados, votar na câmara municipal da terra natal faz alguma diferença?
Refletindo, positivamente, sobre a vida, será interessante mencionar a importância de alguns valores, sentimentos e emoções que, com mais ou menos intensidade, influem na sensação de bem-estar,
Há datas que não são apenas números no calendário. São pulsações da alma colectiva, instantes em que o tempo se dobra sobre si mesmo e nos sussurra quem somos.