Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Para um projeto de inclusão, com êxito, existem, entre outros, pelo menos, dois instrumentos facilitadores, pelos quais a esmagadora maioria dos cidadãos se esforça por alcançar:

o Trabalho ou Emprego, se possível estável, digno, material e socialmente compensador, porque a precariedade no emprego constitui uma chaga social, que urge erradicar da sociedade; a “Prudência nas Relações Pessoais”, que permite desenvolver relacionamentos assertivos,que conduzem ao respeito, à clarificação e honestidade intelectual, entre as partes dialogantes. 

Preparar as novas gerações para uma atividade profissional, proporcionar novas oportunidades para todos os que, por qualquer motivo, perderam o emprego, ou ainda para aqueles que, não obstante terem atingido uma situação de reforma, querem continuar a trabalhar, deve ser uma preocupação, não só dos interessados como também das instâncias oficiais competentes, no sentido de facultarem aos cidadãos a formação profissional integral, que lhes permita encarar o futuro com segurança, entusiasmo e desempenharem, produtivamente, uma determinada profissão na sociedade. 

Pelo trabalho o indivíduo humano: se distingue, se eleva e se dignifica, atingindo vários estatutos, que ele próprio também inventa e aplica, ao ponto de se tornar elemento fundamental na organização da sociedade, da natureza e do mundo que o rodeia.

Na verdade: «(…) pelo trabalho o homem aprende a conhecer as próprias forças e limitações, desenvolve a inteligência, as habilidades, impõe-se uma disciplina, relaciona-se com os companheiros e vive os afectos de toda a relação. Nesse sentido, dizemos que o homem se autoproduz, pois ele se modifica e se constrói a partir da sua ação. E nesse movimento tece a sua liberdade.» (ARANHA, 1996:17).

A sensibilização para hábitos de trabalho, deve constar dos programas educativos e de formação profissional, designadamente, na componente sócio-cultural: Cidadania e Empregabilidade, Cidadania e Profissionalidade, Mundo Atual, Integração, Desenvolvimento Pessoal e Social, Ética e Deontologia, Religião, Psicologia, Sociologia, História, Relações Interpessoais, Língua materna, Direito, e outras disciplinas de sustentação de: princípios, valores, sentimentos e conhecimentos necessários, também, à formação da personalidade e do cidadão responsável.


 



 

A nossa missão

Temos em linha

Temos 1353 visitantes e 0 membros em linha

Comunidades

21-Dez.-2025

Aprender português e inglês fica mais divertido …

Livros infantis bilíngues da autora portuguesa Isabel Ricardo chegam a leitores em 11 países.
Foi distinguida com prémio Lite

INQUÉRITO

Em quem votaria para Presidente da República de Portugal?
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
Icon loading polling
Total Votos:
Primeiro Voto:
Ultimo Voto:

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
5
8
10
11
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31