Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Lisboa, 22 de maio de 2025 A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a ALUP – Associação Lídia Unindo os Portugueses – anunciaram hoje o lançamento da Bolsa de Investigação Médica em Cancro Pediátrico Lídia Sales Gomes de Sá, uma iniciativa que visa fomentar a investigação científica na área da oncologia pediátrica em Portugal.

Esta primeira edição presta tributo a Lídia Sales Gomes de Sá, uma figura marcante da diáspora portuguesa em França, onde dirigiu a revista Lusopress. Reconhecida pelo seu contributo à comunidade portuguesa no estrangeiro, foi condecorada postumamente com a Medalha da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em maio de 2023. Lídia Sales faleceu nesse mesmo ano, vítima de cancro.

A bolsa, no valor de 13.500 euros, destina-se a investigadores licenciados que pretendam desenvolver um projeto na área médica ou social, focado na oncologia pediátrica, no seio de uma equipa de investigação reconhecida pela LPCC. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de julho de 2025, sendo que a deliberação do júri será anunciada até 2 de outubro de 2025.

A criação desta bolsa reflete a convicção conjunta da LPCC e da ALUP sobre a importância da ciência na resposta aos desafios do cancro infantil e a necessidade de apoiar financeiramente jovens investigadores.

Natural de Lisboa, Lídia Sales foi uma promotora incansável da cultura portuguesa além-fronteiras. A sua visão e dedicação inspiraram a criação da ALUP, associação fundada em 2023, com o propósito de apoiar doentes oncológicos, em particular crianças, e de incentivar o investimento na investigação científica como caminho para um futuro com mais esperança.

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 2675 visitantes e 1 membro em linha

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS