Viseu, 15 mai 2025 (Lusa) – O cartão municipal da família numerosa, hoje apresentado na Câmara de Viseu, permite descontos em variados serviços aos seus portadores, todos os elementos de uma família composta por três ou mais filhos.
“É com um sentido de responsabilidade social que apresentamos o cartão, que é um reconhecimento e valorização das famílias que têm coragem de ter vários filhos”, anunciou a vereadora da Ação Social.
Leonor Barata defendeu que essas famílias “desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade solidária, plural e mais humana, que combate de alguma maneira a desertificação do país”.
A cerimónia de apresentação foi propositadamente escolhida para hoje, Dia Internacional da Família, de forma a “marcar a efeméride e dar a conhecer às famílias que o Município de Viseu apoia de diversas formas” os munícipes.
Entre as diversas vantagens dos portadores do cartão está a aplicação automática de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), em habitação própria permanente, apoio à recuperação de habitações degradadas e benefícios nas tarifas de água e saneamento.
“Tendo em conta os problemas de habitação hoje existentes, esta é uma forma de o Município apoiar no que está ao nosso alcance. Cuidar das famílias é investir no futuro e criar mais igualdade de oportunidades, justiça e solidariedade social”, defendeu.
O cartão permite ainda redução de preço no acesso às piscinas municipais e outros equipamentos desportivos, assim como 30% de desconto nos bilhetes do Teatro Viriato e da Feira de São Mateus.
Há também “uma rede de parceiros como, por exemplo, na área da saúde, onde é possível ter descontos e benefícios”, assim como nos transportes, refeições escolares e na atribuição de bolsas de estudo.
Leonor Barata reconheceu que o concelho tem um “número reduzido” de famílias numerosas, os últimos Censos registam 456, e há já um conjunto de instituições a apoiar, mas, agora, “há novos apoios, estão todos identificados, assim como a rede” de instituições envolvida.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, realçou a importância do apoio e lembrou que é o mais novo de 12 irmãos e, por isso, disse “saber bem da importância da família”.
“Esperamos que este seja mais um estímulo para os cidadãos encontrarem aqui um lugar para constituir família, para criarem aqui os seus membros e com menos dificuldade. Hoje, é um dia feliz”, sublinhou Fernando Ruas.
Presentes na cerimónia estiveram duas famílias para receberem os cartões, uma, com oito filhos, a mais velha com 31 anos e a mais nova com cinco, e para a matriarca, Lurdes Rebelo, “é uma ajuda muito grande”.
O cartão é gratuito e pode ser solicitado junto dos serviços, com apresentação de diversa documentação, por todas as famílias com três ou mais filhos que sejam residentes ou com recenseamento no Município de Viseu.