Descubra a história da Marques’Almeida, marca portuguesa de moda reconhecida pela sua estética irreverente, inovação sustentável e presença global — da London Fashion Week aos palcos de Beyoncé.
A cantora norte-americana Beyoncé voltou a escolher a marca portuguesa Marques’Almeida para brilhar em palco. As peças em ganga crua, criadas no Porto, fazem agora parte da digressão Cowboy Carter, que está a lotar estádios por todo o mundo.
A ligação entre a icónica artista e a dupla Marta Marques e Paulo Almeida não é nova. Em 2019, Beyoncé já havia surpreendido ao partilhar no Instagram fotografias tiradas pela filha, onde surgia com uma criação da marca portuguesa. Agora, essa relação criativa é reforçada com novos modelos personalizados para os espetáculos da sua mais recente tour mundial.
As peças em destaque foram produzidas no atelier da Marques’Almeida, localizado na cidade do Porto, e representam a estética irreverente e contemporânea da marca, com forte aposta na ganga crua — um dos materiais de assinatura da dupla.
Fundada em 2011 por Marta Marques e Paulo Almeida após se conhecerem na Central Saint Martins em Londres, a marca Marques’Almeida rapidamente se destacou pelo seu uso inovador e audacioso da ganga crua . Apesar da associação com o denim, a dupla enfatiza que não se trata de uma marca de jeans tradicional, mas sim de um nome de alta-costura contemporânea com estética irreverente .
A notoriedade global chegou em 2015, quando a marca venceu o prestigiado LVMH Prize for Young Fashion Designers, um reconhecimento importante ao nível internacional da sua visão criativa. Desde então, expandiu-se para além do denim, incorporando sedas, brocados e outras texturas experimentais em coleções sofisticadas .
Durante a pandemia, Marques’Almeida ampliou o seu modelo de negócio com iniciativas sustentáveis e inovadoras, como a linha ReM'Ade — coleção feita com materiais upcycled, pré-encomenda e produção local responsável — e lançou uma revista própria, o projeto See‑Through Magazine, além da ReM'Ade Foundation para promover o artesanato português .
Nos últimos anos, a marca regressou à London Fashion Week, reafirmando a sua ligação com a capital britânica enquanto expande a sua presença em mercados emergentes como o Sudeste Asiático e Médio Oriente. Apostando fortemente na venda direta ao consumidor, mantém uma estrutura produtiva sustentada nos fornecedores do Porto, permitindo uma produção ágil e reduzindo o impacto do Brexit .
Combinando autenticidade, atitude e consciência ambiental, a Marques’Almeida representa hoje não só um caso de sucesso português no mundo da moda, mas também um exemplo de design independente que alia inovação estética a práticas sustentáveis