Parceiros

(Tempo de leitura: 1 minuto)
Edifício moderno da Comissão Europeia com várias bandeiras de países da União Europeia hasteadas à frente.


Lisboa, 07 dez 2025 (Lusa) - A Comissão Europeia incorporou projetos portugueses na Lista da União dos Projetos de Interesse Comum (PCI) e na de Interesse Mútuo (PMI), considerando que estes serão determinantes para o futuro energético europeu.

Entre os projetos listados consta a interligação elétrica Beariz–Fontefría–Ponte de Lima–Vila Nova de Famalicão, e a infraestrutura interna portuguesa de hidrogénio, interligador Portugal–Espanha e o segmento transfronteiriço conhecido como BarMar.

O Ministério do Ambiente e Energia considera o instrumento europeu “essencial para orientar o investimento em infraestruturas energéticas críticas, identificando os projetos considerados vitais para a segurança energética, a integração do mercado interno e o cumprimento das metas climáticas da União Europeia”.

A inclusão de Portugal “reafirma o país como parceiro fiável, com propostas tecnicamente sólidas, ambientalmente robustas e plenamente alinhadas com as prioridades da transição energética europeia”, lê-se em comunicado.

A Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado, sublinha que “estes resultados demonstram a qualidade excecional do trabalho técnico realizado pelas equipas nacionais, que apresentaram projetos sólidos, maduros e alinhados com as prioridades da União Europeia”.


 



 

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 4316 visitantes e 0 membros em linha

Colunistas

Ambiente