Bruxelas, 9 de maio de 2025 — A Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP) coorganizou, esta quinta-feira, o seminário “Culturas em Português – mesma língua, diferentes expressões”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O evento, realizado em Bruxelas, contou com a colaboração da Embaixada de São Tomé e Príncipe na Bélgica, país que detém atualmente a presidência pro tempore da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Com o objetivo de promover o diálogo intercultural e destacar a diversidade da expressão cultural lusófona, o seminário reuniu oito oradores provenientes de seis países da CPLP. A sessão foi aberta pelo Embaixador São Tomé e Príncipe, José Cardoso Cassandra, e por Kathleen Figueiredo Laissy, recentemente eleita presidente da CCBP. A moderação ficou a cargo de Rui Faria da Cunha, administrador da Câmara.
Entre os participantes estiveram Élio Gambôa, consultor angolano em comunicação institucional; Fátima Fernandes, professora auxiliar da Universidade de Cabo Verde, que interveio remotamente; e o Embaixador guineense Hélder Vaz, acompanhado da atriz Audilia Batista. Moçambique foi representado virtualmente por Rufus Maculuve, docente do Instituto Superior de Artes e Cultura e diretor do Centro Cultural Ntsindza.
Portugal esteve presente através de Luísa Dutra, adjunta da coordenação do ensino do Camões IP no Benelux, e Susana Pratt, responsável pela livraria La Petite Portugaise. São Tomé e Príncipe contou ainda com a participação remota da professora universitária Inocência Mata.
De acordo com Kathleen Figueiredo Laissy, o encontro pretendeu “mapear e dinamizar uma rede de atores culturais da lusofonia em Bruxelas e na região” e reforçar “a importância da língua portuguesa como veículo de diálogo intercultural”. Os intervenientes destacaram, nas suas apresentações, o papel da língua comum na promoção da diversidade cultural através da literatura, teatro e educação.
A discussão que se seguiu evidenciou o papel central da língua portuguesa como elo entre culturas e povos, e como ferramenta essencial na promoção das identidades culturais dos países lusófonos.
Sobre a CCBP
Criada em 1938, a Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos que promove os laços comerciais e culturais entre Portugal e a Bélgica, com especial atenção às instituições europeias sediadas em Bruxelas.
Sobre a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fundada em 1996, é composta por nove países lusófonos e visa o fortalecimento das relações de amizade, cooperação e intercâmbio entre os seus membros, que representam juntos uma população de cerca de 270 milhões de pessoas.