Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Empresário residente no Brasil desde 2009 e presidente da Associação de Portugueses do Espírito Santo, Alexandre Mendes é candidato às legislativas portuguesas pelo círculo Fora da Europa.

Vitória (Brasil), 6 mai 2025 – Com o objetivo de representar os portugueses residentes fora da Europa, o empresário Alexandre Mendes, de 48 anos, apresentou a sua candidatura às eleições legislativas de 2025, encabeçando a lista do partido Nova Direita pelo círculo Fora da Europa. Natural de Águeda, distrito de Aveiro, e residente no Brasil há 16 anos, Mendes é uma figura ativa na comunidade luso-brasileira e atual presidente da Associação de Portugueses do Espírito Santo (APES), que lidera pelo quarto mandato.

"Ser imigrante é recomeçar do zero", afirma Mendes, que vê na experiência da emigração uma motivação para defender os direitos e as necessidades da diáspora portuguesa. O candidato destaca a importância de melhorar os serviços consulares, promover o ensino da língua portuguesa fora de Portugal e facilitar o voto à distância, nomeadamente através da implementação do voto eletrônico.

Além da atuação comunitária e associativa, Alexandre Mendes tem promovido projetos de valorização cultural. Um dos mais simbólicos foi a aprovação do “Dia Municipal da Comunidade Luso-Capixaba” pela Câmara de Vila Velha (ES), a ser celebrado em 10 de junho, data coincidente com o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Mendes defende também o reforço da ligação entre Portugal e os emigrantes. "Viver fora de Portugal é um ato de coragem. E os brasileiros que emigram para diversos países, como Portugal, sentem o mesmo. Por isso, cada uma das nossas propostas é um compromisso com quem carrega a bandeira portuguesa no coração, mesmo a milhares de quilômetros de casa", sublinha.

As eleições legislativas portuguesas estão marcadas para 18 de maio. Os portugueses residentes no estrangeiro votam por correspondência ou presencialmente nos consulados. O envio dos boletins de voto começou a 14 de abril, e os votos por via postal devem chegar a Portugal até o dia 28. A votação presencial nos consulados está marcada para 17 e 18 de maio, e o voto em mobilidade decorre entre 6 e 8 de maio.

"Acredito que podemos ajudar a valorizar a comunidade portuguesa residente no exterior, atuando na qualidade da obtenção da nacionalidade, na melhoria dos serviços consulares, e na promoção da imagem de Portugal no mundo", conclui Alexandre Mendes.

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Temos em linha

Temos 5873 visitantes e 0 membros em linha

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS