Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 05 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Sondagem

Os vacinados devem ter prioridade no acesso aos cuidados de saúde em relação aos não vacinados?
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:

Covid-19: Farmacêutica guineense a viver em Inglaterra criou desinfetante para as mãos



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

(Lusa) – A emigrante guineense Adiato Baldé, 30 anos, formada em farmácia em Portugal viu que o desinfetante estava esgotado no mercado da Inglaterra, onde vive, e decidiu criar o seu próprio produto para prevenir-se a si e à família do novo coronavírus.

O produto está a ser encomendado por várias pessoas através de plataformas de venda na internet, contou à Lusa, Adiato Baldé, que se mudou de Portugal para Inglaterra há três anos.

Licenciada em Farmácia pela Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e pós-graduada na regulação e avaliação de medicamentos e produtos de saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Adiato Baldé levou "dois ou três" dias a estudar a fórmula.

A farmacêutica guineense usou os seguintes ingredientes no fabrico do seu desinfetante natural: gel de aloé vera, óleo de vitamina E, óleo de melaleuca, limão, vinagre, estrato de planta de hamamélis, adicionado à glicerina, laranja e eucalipto.

Com estas combinações, a farmacêutica acredita ter criado um produto com propriedade antibacteriana, antifúngica e antivírica, embora saliente que a sua fórmula não tem qualquer comprovação no laboratório.

Filha de Fatumata Djau Baldé, conhecida ativista guineense contra a mutilação genital feminina, Adiato Baldé disse que assim que a pandemia do novo coronavírus passar, vai aperfeiçoar melhor a sua criação e registá-la para ser comercializada em grande escala.

Dona do seu próprio negócio de venda de cosméticos, a farmacêutica guineense é atualmente responsável pelo registo de medicamentos para a área de exportação numa empresa inglesa centenária.

Aos guineenses na Guiné-Bissau, onde há 39 casos confirmados de covid-19, Adiato Baldé recomenda, para prevenção e combate ao novo coronavírus, o uso de água e sabão, mas também de lixívia diluída em água e sobretudo para ficarem em casa.

Instada a comentar como vê o comportamento dos guineenses em Inglaterra, um dos países europeus mais fustigados pelo novo coronavírus, Adiato Baldé disse que a nível da cidade de Manchester onde vive "todos parecem respeitar o confinamento social".

"Até é uma comunidade que está sempre em atividade, mas não tenho visto nada", defendeu Adiato Baldé, dando o seu próprio exemplo para frisar que já não vê alguns familiares na mesma cidade "há mais de um mês".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 375 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 932 mil infetados e 77 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 19.899 óbitos e mais de 156 mil casos confirmados.

No continente africano, o número de mortes provocadas pela covid-19 subiu hoje para 788 e há mais de 14 mil casos registados em 52 país.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 190 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia