NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

O Cristóvão Colombo era português! E do Alentejo?

Com o apoio do Camões
Com o apoio da LusoProductions
Comunidades
 Inscrições encerradas
 
0
Data: 19 de Abr. de 2018 18:00

Local: Embaixada de Portugal  |  Localidade: Brussel, Bélgica

O Cristóvão Colombo era português! E do Alentejo?
Será que durante séculos e séculos nos mentiram sobre a verdadeira origem de Cristóvão Colombo ?  E a tese do jornalista e escritor belga Jean Lemaître (*), que publica, nas edições Memogrames, um livro intitulado : “SIGNE ZARCO, le Christophe Colomb ia portugais”.  Este livro “choc” vai ser apresentado, em estreia,  na sala Damião de Goes na Embaixada portuguêsa em Bruxelas, 12 avenue de Cortenbergh (metro Schuman): no 19 de abril 2018, as 18 horas 30, com a prêsencia do autor. Este evento beneficia do patrocinio do Instituto Camões et da Associação José Afonso (AJA) de Bruxelas (**).

“SIGNE ZARCO” e um romance histórico, mas baseado em factos confirmados e cruzados, através de uma investigação que combina reportagem no terreno e pesquisa em arquivos. Os acontecimentos e as pessoas citadas são reais.  
O caráter romanceado do texto não resulta de uma mera ficção, mas da forma como a realidade é relatada.

O romance começa em Cuba, vila do Alentejo. Circula por aqui a lenda de que Cristóvão Colombo terá nascido nesta terra queimada pelo sol. Max (o narrador do romance escrito pelo Jean Lemaître), recentemente aposentado do ensino, decide ir para o local, com o propósito de levar a cabo uma investigação, segundo os seus próprios métodos, iconoclasta.

Vemos Max, a partir de um desafio, sob a forma de uma brincadeira, deitar mãos à obra. Consulta os arquivos sob um ângulo inédito. Está convencido de que se a verdade existe, há de conseguir desvendá-la, deambulando pelas tascas, entre copos, canções e frescos das igrejas. Tenta captar a alma fraterna da região de Cuba, perscrutando cada aldeia. Assim, pouco a pouco, graças a este  antigo professor, surge uma outra história diferente da que é debitada, sem qualquer distanciamento crítico, nos manuais escolares.

Cristóvão Colombo era Português. Não vamos revelar agora as razões que leva Jean Lemaître a afirmar essa conclusão. Cada um descobrira as através a leitura deste livro apaixonante que se lé como um “polar”...         

 

Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Endereço
Kortenberglaan 12
1040 Brussel, Bélgica

 

Mapa


 

Todas as datas


  • 19 de Abr. de 2018 18:00

 

Lista de participantes

 Sem participantes 

Últimos Tweets

Encontro com Talentos do Concelho https://t.co/w5EPLHDVnB
Dois mortos no incêndio em cobertura de prédio na Baixa de Lisboa https://t.co/SIDH0ZWJRM
Pedrógão Grande: Presidente do Revita não teve queixas mas vai avaliar denúncias https://t.co/SQqd6oCVw0
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter