Os lenços dos namorados – uma tradição portuguesa para celebrar o amor

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os Lenços de Namorados (ou Lenços de Pedido como são também designados) têm origem no Minho e pensa-se que a sua tradição remonta ao século XVIII.
A jovem, quando chegava à idade de casar, bordava, com os desvelos e cuidados que o palpitar do seu coração lhe impunham, um quadrado de linho ou de algodão com motivos e mensagens de amor.

    Concluído o bordado, a donzela oferecia o lenço ao seu prometido ou “conversado” e esperava pela sua reação. Se a sua pretensão fosse atendida, o rapaz usaria o lenço como parte da sua indumentária (ora por cima do casaco domingueiro, ora ao pescoço com o nó voltado para a frente, por vezes na aba do chapéu ou até no pau com que habitualmente andava). Este era o sinal de que o conversado se comprometia publicamente com o namoro, que assim poderia prosseguir para uma fase mais séria.
  

Casos havia, contudo, em que a pretensão da moça era negada pois o seu amor não era correspondido. Mandava então a honra que o lenço fosse devolvido.
Em todos eles, a simplicidade das quadras, onde os erros ortográficos revelam a frágil escolaridade da donzela, contrasta com a enorme criatividade e habilidade artística da bordadeira.

Pub

Author: Natalia Dos Santos
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

The Sol Ar Vinhos de Portugal

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Pub Google

Últimos Tweets

Todos somos Comunidade Portuguesa. https://t.co/sv8zIjo8SI
Seca: Racionamento de água é medida "no fim da linha", ministro do Ambiente https://t.co/c4TK8G3cax
Pantominice https://t.co/v1nwAJCFZg
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter