NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Eurodeputado José Inácio Faria foi convidado de honra

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Eurodeputado José Inácio Faria foi convidado de honra
SEGURANÇA ALIMENTAR EUROPEIA, À MESA NA CORRELHÃ (PONTE DE LIMA)!

A Segurança Alimentar europeia esteve em análise e alguns produtos regionais à prova, em mais um encontro de empresas da restauração que têm colaborado em promoções de cozinha regional no velho continente, com acentuadas deslocações á Bélgica e França.

Desta vez, o convidado para presidir ao convívio denominado – Encontros (de Primavera) – desta vez assim designado, porque já os houve de Verão e de Inverno, foi o eurodeputado José Inácio Faria, natural de Vila Franca, Viana do Castelo, eurodeputado do Partido da Terra (MPT) e aliado ao grupo político PPE.

Na sua prelecção, o ex-assessor jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, para além de se congratular com o evento, falou da sua acção como membro da Comissão de Segurança Alimentar e Saúde Pública em Bruxelas, que integra também os colegas portugueses Nuno Melo e Carlos Zorrinho, e face á qualidade e tradição da culinária de Ponte de Lima e de Portugal, deseja organizar no Parlamento Europeu uma Mostra Enogastronómica do Minho.

Mas, muitos foram os sabores em causa no convívio de fim de semana, que reuniu no Restaurante D. Fátima Amorim, na Correlhã, às portas de Ponte de Lima uma dúzia de amigos.
Nas entradas, salientou – se a Bola de carnes da pastelaria Sereia do Lima, na vila, para além da alheira de galo e a de vitela, e a chouriça de carne, produzidos no vizinho Minho Fumeiro; no jantar, claro, o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, esse já reconhecido “ embaixador “ do concelho, pelo qual se juntam anualmente mais de 1000 apreciadores em Paris e Bruxelas, tudo confecionado por cozinheiras limianas, que lá se deslocam, acompanhadas de seus segredos e miudezas, como as belouras, tripas de farinha, etc.

Nas sobremesas, esteve em destaque, o Pão de Ló do tipo Margaride, saído dos fornos da Pastelaria Bijou, na sede do concelho.
No Encontro da Correlhã, para além dos restaurantes envolvidos na divulgação do prato típico local, como Sonho do Capitão, Solar do Taberneiro, Casa de S. Sebastião, e claro quem recebeu (D. Fátima Amorim), participaram outros apreciadores como: João Mimoso Morais, Presidente da Assembleia Municipal; José Aníbal Marinho, Presidente da Real Associação de Viana do Castelo; António Sousa, Presidente da Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima e Arca e Armando Melo, Chefe dos Bombeiros Voluntários, João Quintela, da Gerência do Minho Fumeiro e António Fernandes, responsável de Comunicação no CESE (Comité Económico e Social Europeu) que também veio de Bruxelas.

Pub
 

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Últimos Tweets

‘Dragões’ com ingleses e croatas na Premier League International Cup https://t.co/HA0XJpEn6A
Ministério Público pede prisão preventiva para 54 dos 58 detidos em Portugal https://t.co/MaRfjhvXsd
Fête nationale. Défilé & Fête au parc le 21 juillet https://t.co/VKTpNz7BA2
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter