Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Caminha Covid19: Regresso! Sim, mas com regras …

ID:N°/ Texto: 5200
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Hoje, 4 de Maio e após o término do estado de emergência em Portugal, o concelho de Caminha regressa ao que se pretende uma vida normal. Mas, e visto se estar em calamidade pública, existem regras a cumprir ... Porque, ainda, a luta contra o Covid19 não terminou.
Actualmente, no concelho existem 14 casos activos por infecção pulmonar por Covid19 , sendo já conhecidos 4 casos recuperados.

Hoje a maioria dos trabalhadores da Câmara Municipal de Caminha regressam aos seus postos de trabalho e os mercados municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora reabrem.
Em nota, a autarquia caminhense fez saber que “reforçou as regras de segurança e de convivência social, adotou medidas de lotação máxima por gabinete e disponibiliza equipamentos de protecção individual aos seus trabalhadores”.

A maior parte dos equipamentos do concelho vão continuar encerrados, como seja: espaços desportivos de Caminha e Vila Praia de Âncora, piscinas municipais e espaços culturais.
A travessia fluvial entre Caminha e La Guardia no ferry-boat continua proibida, assim como a colocação de esplanadas, o uso de parques infantis e bebedouros e, ainda, realização das feiras semanais.

Neste dia que marca o regresso do concelho de Caminha à sua vida, a Câmara Municipal lançou uma campanha de promoção e valorização do comércio local, “como forma de alavancar a economia do concelho, que tem sofrido com a pandemia e as acções de contenção da doença”.
Um vídeo promocional, vários outdoors colocados no concelho e e merchandising são a linha desta campanha.

O líder do município, Miguel Alves, salienta a importância do comércio local na economia local Estamos a falar de cerca de 1000 pequenas e microempresas, das mais variadas áreas, que não têm liquidez desde o início de Março e precisam agora da mobilização da nossa população. O nosso apelo é que possamos comprar na nossa terra e ajudar os nossos empresários”.

No entanto, referir que esta abertura do comércio local deverá cumprir a legislação em vigor e todas as recomendações da direcção geral de saúde.
Nos próximos dias a autarquia da vila de Caminha irá distribuir 2500 viseiras, a título gratuito, por todo o comércio local.
Por outro lado, aproxima-se a abertura da época balnear e que este ano devido ao surto de Covid19 também terá regras, nomeadamente de acesso às praias do concelho. Existem algumas dúvidas como tudo irá acontecer. O concelho de Caminha tem sido premiado com o galardão de bandeira azul nas praias foz do Minho, em Caminha, azenhas, em Vilar de Mouros, Forte do Cão, em Âncora, e, ainda, Moledo e Vila Praia de Âncora. A coordenadora do Programa Bandeira Azul avançou que as praias nacionais vão ter lotação máxima de banhistas e que terá de haver distanciamento social.

Ainda se desconhece o número de pessoas que poderão fazer parte de um grupo, qual o distanciamento que deverá existir entre grupos ou pessoas, qual o cálculo de lotação de uma praia, se será permitido que um cidadão possa usufruir de um areal em zona não vigiada, entre outros pormenores. Mas, já existem conversações entre o presidente da câmara de Caminha, o comandante da capitania e da polícia marítima. Assegurado já está a formação de equipas municipais que serão devidamente formadas e estarão identificadas, que terão como missão informar as pessoas, sugerir ou corrigir comportamentos ou chamar a atenção das autoridades para algum tipo de abuso”.

E, certo está o encerramento das praias do concelho de Caminha se houver um desrespeito reiterado pelas normas de utilização.
Neste momento, está a ser elaborado a nível nacional um manual de procedimentos sobre o acesso às praias e deverá estar concluído na primeira semana de Maio.
Regresso?! Sim, mas com regras …

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Isabel Varela
Jornalista / colaboradora
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Covid-19: Portugal de fronteiras abertas garante que não há entraves à vinda dos emigrantes https://t.co/4iHw0l3eK2
Águas do Alto Minho: 4 meses sem factura e uma nova administradora https://t.co/4bWiCJd4Ox
É hora de Reagir https://t.co/UMEJQECBSG
Follow Jornal das Comunidades on Twitter