Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Covid-19: PM diz que objetivo é fazer testes nos lares de todo o país na próxima semana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o objetivo é que "na próxima semana" seja possível cobrir o país com iniciativas de despistes da covid-19 em lares, mobilizando a capacidade instalada nas universidades e politécnicos "para este esforço".

Em declarações aos jornalistas no final de visitas a dois hospitais de retaguarda - um no antigo Hospital Militar de Belém e outro na cidade universitária de Lisboa - António Costa foi questionado sobre a iniciativa do Governo, noticiada hoje pelo jornal Público, de testes de despiste da covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.

"O objetivo que temos é na próxima semana podermos conseguir cobrir o país com estas iniciativas, mobilizando os laboratórios universitários e a capacidade instalada nas nossas universidades e nos nossos politécnicos para este esforço", adiantou.

De acordo com o primeiro-ministro, "há múltiplas iniciativas que estão curso", tendo sido hoje noticiada aquela que partiu do Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Lisboa, que "desenvolveu uma metodologia e um teste próprio e que o disponibilizou para ele poder ser utilizado".

"Aquilo que nos pareceu foi que, nas várias hipóteses que havia, valia a pena focar esta iniciativa, que só no IMM tem uma capacidade de cerca de 300 testes dias por dia - uma capacidade limitada relativamente ao universo das necessidades - e portanto tínhamos que focar essa disponibilidade. Definimos um universo específico: os lares da terceira idade", explicou.

António Costa referiu que o Governo tem vindo a conseguir articular "o IMM com outras instituições universitárias de outras regiões do país, de forma a poder multiplicar esta capacidade também a outras localidades".

"Vários municípios têm anunciado que eles próprios têm vindo a organizar a capacidade da realização de testes. O caso mais visível foi o Porto, em que o presidente da Câmara do Porto foi particularmente ativo na construção de uma iniciativa focada nos lares da cidade do Porto", referiu.

Para o primeiro-ministro, "é muito importante é que este esforço exista e seja orientado", considerando que "esta prioridade ser focada nos lares é particularmente útil".

De acordo com o jornal Público, esta é uma operação conjunta entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares), articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um ‘kit’ de diagnóstico do vírus.

"Vamos iniciar na segunda-feira [hoje] uma operação para testar a covid nos lares de todo o país, para prevenir a contaminação e a propagação", disse ao jornal a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Estatísticas mundiais do coronavírus (ATUALIZADA)

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

A AUTONOMIA NA RECONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA https://t.co/DnImlCr0d8
Impacto do COVID-19 na população portuguesa da Bélgica https://t.co/CsRC1jYwpx
From Vimeo
Acabei de carregar "Covid-19 2020" no #Vimeo: https://t.co/t5bZvuFnNY
Follow Jornal das Comunidades on Twitter