DISTRITO VIANA DO CASTELO COM 27 CASOS COVID - 19

ID:N°/ Texto: 4919
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O distrito de Viana do Castelo constituído por uma dezena de concelhos e uma população de mais de 240 mil habitantes, registava ontem um total de 27 casos de Covid – 19, segundo as fontes oficiais.

O município com maior número, de acordo com aquela última estatística, era o de Viana do Castelo com existência de 11 casos, destacando-se dois profissionais de saúde: uma médica e um enfermeiro, no Hospital de Santa Luzia, na capital do distrito. Aliás, aproveitamos informar, que nesta unidade de saúde foi disponibilizado o Piso 4, de Ortopedia de Mulheres, para receber doentes com a pandemia do novo coronavírus.

Quanto aos infectados desse total de 27, eles repartem - se pelos restantes concelhos altominhotos, deste modo: sete casos em Arcos de Valdevez, e dois casos em cada um dos concelhos de Paredes de Coura, Caminha e Ponte de Lima, e finalmente Melgaço, com um único infectado.

Entretanto, reunida ontem por videconferência, a CIM (Comunidade Intermunicipal de Minho e Lima), resolveu criar um fundo de 100 mil euros para compra de equipamentos de protecção, desinfecção e “suporte aos cuidados intensivos para as respectivas unidades de saúde “.

No encontro, participou também o Presidente da ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho), que integra os hospitais de Ponte de Lima e o da capital do distrito, 12 Centros de Saúde, 1 de Saúde Pública e 2 de Convalescença. O pessoal de apoio a toda esta rede é constituído por 501 médicos e 892 enfermeiros, registe – se.

Uma outra boa notícia para a região neste tempo difícil que atravessamos, é que para a próxima semana, entrará em funcionamento na capital do distrito um Centro de Testes do novo Coronavirús, instalado também pela agremiação dos municípios, revelou-nos o seu Presidente e também autarca vianês, José Maria Costa.

Jorge Mendes ofereceu ventiladores

Entretanto, soube – se ontem que o superagente de jogadores de futebol, Jorge Mendes ofereceu ao Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, 2 ventiladores para a Unidade de Cuidados Intensivos, á semelhança de outras contribuições em material de protecção e afins, para os de S. João e S. António, no Porto, aqui juntamente com o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, recorde – se.

Jorge Mendes, actualmente com 55 anos, é cidadão de honra de Viana do Castelo desde 2016, e jogou pelo Sport Club Vianense e a União Desportiva de Lanheses, antes de se fixar no Porto e ser empresário dos melhores craques da bola, de Portugal e do mundo!

Ainda quanto a ventiladores, assinalemos, que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, integra um grupo de especialistas com outros colegas, na produção de protótipos daqueles equipamentos de suporte de vida. Existem já duas hipóteses de ventiladores/protótipos, constituídos á base de ar comprimido e de motor eléctrico, sublinhe-se.

Estatísticas mundiais do coronavírus


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Covid-19: Emigrantes na Suíça procuram ajuda para regressarem a casa https://t.co/6usiB4zUKg
Covid-19: Bruxelas aprova programas de apoio de Portugal às empresas de 13 mM€ https://t.co/d81JCXHFUr
Covid-19: Interpol alerta para aumento do cibercrime contra hospitais https://t.co/Vnym2CYEA6
Follow Jornal das Comunidades on Twitter