Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Exploração de lítio na Serra d' Arga vai mesmo avançar…

ID:N°/ Texto: 4466
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A exploração de lítio vai mesmo avançar na Serra d’Arga, em Caminha, e, supostamente tudo aponta que arranque ainda no primeiro trimestre de 2020.
ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mostrou-se convencido que as explorações de lítio no país possam arrancar após a aprovação de um decreto-lei que deixe claras “as novas exigências ambientais”.

Para este governante a exploração de lítio “é uma grande oportunidade para Portugal” e é necessário “conjugar tudo isto numa nova estrutura legal”.

Recentemente, o partido dos Verdes fez saber através de nota que “a indústria extrativa ou qualquer outra atividade não pode nem deve colocar em causa o ambiente, a biodiversidade, os ecossistemas nem comprometer a própria qualidade de vida das populações, pelo que em sede de OE2020 já apresentou 2 propostas de alteração.

Uma dessas propostas tem “o objetivo da Realização de Avaliação Ambiental Estratégica, de âmbito nacional, de Mineração com especial ênfase sobre a prospeção, pesquisa e exploração de depósitos minerais de lítio e minerais associados. Já a outra “para que se constitua uma Comissão de Acompanhamento para cada local de prospeção, pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados ou outro minerais”.

Recorde-se que no passado mês de Julho, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio, mas o porta-voz do movimento SOS Serra d’Arga asseg

Isabel Varela
Jornalista / colaboradora
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

TAP: Costa salienta acordo para controlo do Estado e alinhamento com Humberto Pedrosa https://t.co/QvGIfLj44J
Cientista da UC participa na descoberta de dois exoplanetas com forte interação https://t.co/35HaZQJzxj
Covid-19: Bruxelas autoriza tratamentos com antiviral Remdesivir na UE https://t.co/zyS81MAiag
Follow Jornal das Comunidades on Twitter