“boas” expectativas na safra da lampreia em Caminha

ID:N°/ Texto: 4445
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um novo ano arranca e com ele a pesca da lampreia que se prolongará até dia 20 de Abril.

Este ano as expectativas da safra são excelentes, segundo nos revelou Augusto Porto, presidente da associação de pescadores do rio Minho e do Mar, porque “as cheias fizeram que a água doce entrasse no mar e atraísse mais rapidamente as lampreias para as águas do nosso rio. Os primeiros dias de pesca são positivos, mais capturas que o normal para o início de safra”.

No arranque da safra o preço de venda ronda os 30 euros.

Esta safra decorre na altura em que a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução.

A atividade decorre em cerca de 35 quilómetros daquele rio internacional, variando em função da arte utilizada, já que pode ser feita com "lampreeiras", a bordo de embarcações artesanais, ou com pesqueiras armadas arte denominada botirão e cabaceira (estruturas antigas, em pedra, existentes no rio).
Este ano em Portugal cerca de 150 embarcações estão legalizadas para esta captura e em Espanha cerca de 70.

A lampreia é considerada por muitos um manjar dos deuses e todos os anos muitos são àqueles que rumam à vila para degustar o típico arroz de lampreia. Este ano Caminha recebe a cerimónia de abertura da XI edição da Lampreia do Rio Minho, iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), em parceria com os seis municípios do Vale do Minho.

O objectivo passa pela promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência. Durante fevereiro e março, cerca de 100 restaurantes do Vale do Minho vão servir a lampreia confecionada das mais variadas formas.
Recorde-se que a lampreia do rio Minho é um prato que pode ser apresentado das mais diversas formas. Algumas delas bem recentes e inovadoras como a pizza de lampreia e o estrolho de lampreia. Este último apresentado no ano passado, em Paredes de Coura.

 


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Galp corta despesas operacionais e de investimento em 2020 e 2021 em 500ME por ano https://t.co/1iA7AY3VUA
Preço das habitações aumenta em Portugal o dobro da zona euro e da UE - Eurostat https://t.co/uffVPSbTHS
Três detidos e mais de duas toneladas de cocaína apreendidas pela PJ https://t.co/jjCtCOCGmU
Follow Jornal das Comunidades on Twitter