PONTE DE LIMA (JÁ) TEM PIZZA DE ALHEIRA DE GALO

ID:N°/ Texto: 4310
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Considerada uma iguaria local a conquistar cada vez mais apreciadores em Portugal e no estrangeiro, a alheira de galo produzida pela MinhoFumeiro na freguesia da Correlhã, junto da vila de Ponte de Lima, continua a merecer apreciações de Chefs de cozinha e surgimento de novas receitas.

Agora foi a vez de Orlando (Fofinho), proprietário da Pizaria Beira Rio, na sede do concelho limiano, apresentar a semana passada, uma Pizza de Alheira de galo, novidade gastronómica já com pedidos de reserva.

O pizzaiolo salientou que esteve na base da receita “inovar, numa linha de tradição local, sem utilizar assim, exclusivamente produtos ou condimentos italianos”. Completam a pizza: ovo, queijo, óregãos, rúcula e queijo raspado.

Na apresentação da Pizza de alheira de galo, a directora comercial da Minhofumeiro, Armanda Amorim, referiu que “estão sempre abertos a associações de seus produtos com outros, principalmente regionais, na promoção e Ponte de Lima e sua gastronomia”.

Recorde-se, que o enchido tradicional ora usado na nova pizza, venceu há dois anos o concurso “O Melhor dos Melhores “, organizado pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas), em Santarém, com medalha de ouro, prémio também  já conseguido nas variantes de vitela e de caça. Na produção da alheira, é utilizada carne de galo criteriosamente selecionada e desfiada á mão, acompanhando pão de trigo e calda de salsa fresca, principalmente.

A finalizar, registemos que além desta nova vertente como refeição, a alheira de galo é do mesmo modo aclamada pelo Green Chef austríaco Thomas Egger, que em 9 de Março último, apresentou no Restaurante Sonho do Capitão, na Correlhã, a sua proposta: grelhada e acompanhada de migas de couve galega, fios de chili, um balsâmico glacê e fatia de pão regional com alhos e orégãos.


RECOMENDADOS PARA SI