CHEF MICHELIN ELOGIOU FOLAR LIMIANO

ID:N°/ Artigo: 4096
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O mais recente Chef galardoado com Estrela Michelin, (esse cobiçado prémio mundial atribuído aos melhores cozinheiros), António Loureiro, deslocou-se mais uma vez a Ponte de Lima para apreciar produtos locais.

Agora, foi a análise do Folar Limiano, essa preciosa “ jóia” de pastelaria salgada, que começou a ser produzida na Páscoa de 2016, pelo Chef pasteleiro Vítor Lima, na Casa do Folar Limiano, situada na urbanização da Baldrufa, próximo do cruzamento da Ponte Senhora da Guia.

Trata-se de uma Bola de carnes, de formato redondo, confecionada á base de produtos locais como os enchidos, destacando-se o lombo do cachaço e vinha de alhos, cuja massa de textura macia é húmida, molhada com vinho Loureiro, ficando a levedar durante 24 horas, de forma a atingir o “ padrão de excelência” sublinhou o produtor.

António Loureiro, salientou o tamanho médio escolhido pelo fabricante para o Folar Limiano, para além do recheio que lhe concebeu um sabor elevado entre os similares, pelo recurso aos produtos endógenos selecionados e o ponto de cozedura!

Quanto á sua penetração no mercado, o comerciante referiu a sua elevada procura fóra de Ponte de Lima, a nível nacional e internacional. Neste capítulo, a sua qualidade foi testada por ocasião de Feiras do sector agroalimentar de referência, como as de Nanterre (Paris) e Cennon em França, e na de Bruxelas “ O Melhor de Portugal”.

Mais longe, levado como recordação, e já com algumas encomendas via correio expresso, o Folar Limiano chega já a consumidores dos Estados Unidos da América, Canadá, Austrália e Angola. Na comunidade luso – portuguesa espalhada pela Europa, elencamos a Espanha, França, Alemanha e Andorra, como principais origens de encomendas.

Uma embalagem especial para a exportação, onde a garantia de durabilidade do produto esteve na base da sua concepção, assim como uma película para o envolver, mereceram há meses atrás o apoio de Bruxelas, através de representante da Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas / Área do Ambiente e Recursos Eco – Inovação, num evento realizado no Parlamento Europeu.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Últimos Tweets

Sabores do Caldo do Pote estão de volta https://t.co/8BJXAF0jg9
From Vimeo
Comecei a seguir Izicast no #Vimeo: https://t.co/xtTYmweKMT
Óbito/Roberto Leal: Fãs emocionados em velório viam cantor como símbolo da família https://t.co/xonF04GbxQ
Follow Jornal das Comunidades on Twitter