CHEF ANTÓNIO LOUREIRO, ESTRELA MICHELIN, APRESENTA VINHOS MEDALHADOS DE PONTE DE LIMA E DOURO

ID:N°/ Artigo: 4059
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O mais recente Chef galardoado com Estrela Michelin no outono do ano passado, desloca-se a Ponte de Lima na tarde do próximo Sábado, 17 do corrente, para apresentação de dois dos melhores vinhos produzidos no concelho e um especialíssimo do Douro.

Trata-se de responder a um convite de amigos, na sequência de uma participação em 2 de Abril último num Serviço com outros colegas no Parlamento Europeu em Bruxelas, para 300 convidados, a convite do eurodeputado José Inácio Faria, da comissão de Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Agora em cima da mesa estarão dois Loureiros medalhados com ouro e prata em concurso dos Vinhos Verdes em 2017, e uma Reserva Tinto 2016 do Douro, produzido por empresários limianos, galardoado com medalha de ouro no passado mês de Maio, no Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas, entre 13.000 em prova, duma selecção de mil nacionais, recorde-se.

Para acompanhar a degustação, o renomado Chef de cozinha harmonizará com os enchidos e fumados da MinhoFumeiro, designadamente a alheira de galo e fatiados de presunto e paio, para além do Folar Limiano, essa recente mas já famosa bola de carnes do Chef Vitor Lima, e os queijos da Aromas4U, com sede no pólo empresarial da Gemieira, Ponte de Lima.

António Loureiro estabeleceu – se há cerca de três anos no centro histórico de Guimarães com o Restaurante A Cozinha, depois de ter conquistado em 2014 o prémio de melhor Chef de Cozinha de Portugal, ao serviço do Meliá Hotel de Braga. Antes, o seu trabalho de sabor e saber, repartiu-se pela Espanha, Escócia e Noruega. É referido como “ discreto e simpático “, e também promotor da cozinha tradicional portuguesa e seus doces, como o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, que o levou á amizade com D. Fátima Amorim, na Correlhã, Ponte de Lima, a Torta e Toucinho do Céu de Guimarães, o pudim Abade de Priscos, de Braga, ou outras iguarias de Norte a Sul do país.

Tal como o austríaco Thomas Egger, concessionário do espaço comercial das piscinas de Tabuaço, Viseu, mas com actividade pela Europa fóra, António Loureiro é um defensor do turismo sustentável, o que lhe valeu já duas Green Key por esse empenho no âmbito profissional.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Amazónia: Macron acusa Bolsonaro de mentir e diz-se contra o acordo UE-Mercosul https://t.co/pG3CBaXmRt
PSP convencida de “policiamento de sucesso” em Benfica-FC Porto de risco elevado https://t.co/NCqs4FgWrc
Amazónia: Bruxelas está “profundamente preocupada” e apoia debate pedido por Macron https://t.co/xLU3RY97Uj
Follow Jornal das Comunidades on Twitter